Pages

quarta-feira, junho 09, 2010

Os palcos do Mundial 2010: Rustemburgo

Rustemburgo honra clichê e leva Copa à savana
Vegetação típica do continente toma conta da região, que também abriga pólo de extrativismo e uma das principais tribos da África



Província: Free State
Área: -
População: 395 mil
Altitude: 1500 m
Site: www.rustenburg.gov.za/
Estádio: Royal Bafokeng

Se alguém, por puro apego ao clichê, imaginou a Copa do Mundo da África do Sul como uma disputada no meio da selva, onde se podem ouvir os babuínos e bugios gritando ao longe, não estava totalmente errado. Pelo menos não no que diz respeito a Rustemburgo.

A cidade fica bem no meio da savana e aos pés das belas montanhas Magaliesburg, que chegam a 1852m metros de altura. O lugar ainda é famoso por ser um pólo de mineração, especificamente da platina. Por causa dessa riqueza natural, a região é lar de uma das tribos mais opulentas da África, a Nação Bafokeng.

Normalmente, quem visita a área onde está Rustemburgo o faz por causa do Sun City, um monstruoso resort famoso em todo o pais que está a 30 quilômetros da cidade. Quem se hospeda lá tem direito a entrar no Vale das Ondas, o principal parque aquático do pais, e normalmente tira os dias para visitar dois parques da região: a Reserva Natural de Rustemburgo e o Pilanesburgo.

História

Rustemburgo é, originariamente, a terra dos Bafokeng, que, ao contrário da maioria das outras tribos sul-africanas, são até hoje ricos e influentes. Ainda assim, a influência dos voortrekkers (os colonizadores holandeses) é notória – inclusive no nome, Rustemburgo, dado quando da fundação da cidade, em 1851. Com isso, o local se tornou um dos primeiros assentamentos bôeres do território da África do Sul. Rustemburgo, aliás, é a terra natal de Paul Kruger, ex-presidente da República Sul-Africana, uma república independente bôer.

Força tribal
Ação vencida na justiça transformou os Bafokengs em sócios de tudo na cidade. Inclusive do estádio

Estádio: Royal Bafokeng
Cidade: Rustemburgo
Capacidade: 42 mil
Construção: 1999

Em 1999, ano da construção do estádio, a tribo Bafokeng ganhou uma batalha judicial que lhe deu direito a 20% de toda a produção de platina da área – o que significou, essencialmente, que a tribo passava a ser sócia de praticamente tudo o que existia em Rustemburgo, incluindo aí o estádio.

O Royal Bafokeng passou por reformas e recebeu partidas da Copa das Confederações em 2009. Graças à injeção de dinheiro da Royal Bafokeng Sports Holding, o Platinum Stars – único time profissional da cidade – contratou uma série de nomes consagrados do futebol sul-africanos nos últimos anos e se tornou um concorrente de peso na primeira divisão.

Jogos em Rustenburg/Royal Bafokeng
Grupo Dia/Hora Confronto

C 12/06/2010 - 15:30 Inglaterra X Estados Unidos
F 15/06/2010 - 08:30 Nova Zêlandia X Eslováquia
D 19/06/2010 - 11:00 Gana X Austrália
A 22/06/2010 - 11:00 México X Uruguai
E 24/06/2010 - 15:30 Dinamarca X Japão

Fonte: IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário