Pages

quarta-feira, outubro 27, 2010

A superação dos limites

O resgate dos 33 mineiros em outubro no Chile, após 70 dias soterrados na mina de San José é a mostra da forte luta e superação do ser humano pela sobrevivência. A espera de uma esperança para ser socorrido literalmente no fundo do poço, com míseros recursos e condições para o renascimento, é um exemplo do cotidiano do cidadão brasileiro.

A sociedade brasileira, vizinha desse povo chileno aqui da América Latina, tão próximo, que tanto sofreu com o acidente na mina, e que se tornou um verdadeiro reality show, com 24 horas de transmissão para o planeta todo, possui uma forte crença de esperança que os problemas internos vão ser resolvidos com muita vontade e garra.

Condições dignas de viver, como questões básicas de segurança, educação, saúde, moradia e emprego, sempre são prometidas e jamais cumpridas na íntegra, devido aos interesses da classe governante, o que se torna uma vergonha nacional, um absurdo.

O Brasil, com o tamanho de um continente, tem um povo que luta bravamente para sobreviver, com as tantas crises de corrupção e baixarias. É exemplo de superação e mesmo no fundo do poço está com a cabeça erguida para seguir em frente e tentar melhorar na vida, com conquistas e objetivos, por mais difícil que pareça e, ainda que seja passado para trás, esse povo tenta, e como tenta, ser melhor.

Um país que tem a nação unida e talentosa, que renasce a todo instante após diversas quedas e tombos, mostra a coragem e o otimismo, que no final tudo tende a dar certo, como na história dos mineiros em que todos sobreviveram devido à forte esperança de amigos, familiares e mesmo de amante, políticos e a grande torcida do mundo, que assistia a todo instante a retirada de um sobrevivente debaixo da terra.

É o Brasil forte que todos querem, transformado em credibilidade e respeito. O ser humano brasileiro necessita sair dessa “cápsula Fênix”, do fundo da mina, do poço, que leva muito tempo para subir e ter um ar puro e limpo para respirar. Não é difícil, não é complicado, apenas querer tentar já é um começo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário