Pages

sábado, janeiro 08, 2011

Canais pagos crescem e já tiram 11% da TV aberta em SP

Elenco de House, uma das séries mais vistas da TV paga, que está tirando audiência da TV aberta

Nem Record nem Cultura. Quem mais cresceu no Ibope da TV aberta na Grande São Paulo em 2010 foram os canais pagos.

Segundo dados consolidados, os chamados "outros canais", que nos relatórios do Ibope aparecem sob a sigla OCN, atingiram no ano passado média anual de 4,5 pontos das 7h à meia noite, um crescimento de 18% sobre 2009, quando alcançaram 3,8 pontos, número que já era 36% superior ao de 2008 (2,8 pontos).

Cada ponto equivale a cerca de 60 mil domicílios.

Os dados revelam um crescimento extraordinário dos "outros canais" nos últimos dois anos. No acumulado de 24 meses, a alta foi de 61%.

"Outros canais" é o termo que o Ibope usa para se referir a cerca de 200 "pequenos" canais sintonizados na amostra de TV aberta. São canais recebidos via antenas de UHF e parabólicas, de circuitos internos de segurança e, principalmente, canais pagos.

TV paga 'come' ibope da Globo

Esses canais já "consomem" 11% da audiência da TV aberta. No ano passado, com 4,5 pontos, ficaram a menos de um ponto da terceira maior rede, o SBT (que fechou 2010 com média diária de 5,4 na Grande SP). Estão tirando mais audiência da Globo do que as concorrentes diretas.

Na média do ano passado, a audiência da Globo caiu 5%, de 17,4 para 16,5 pontos por dia. O SBT também perdeu audiência (foi de 5,4 pontos em 2009 para 5,2). Band e Rede TV! perderam, cada uma, um décimo de ponto. A Record (7,4 de média) e a Cultura (1,2) cresceram 0,1. A Gazeta ficou estável em 0,7 ponto diário.

O aumento da audiência dos "outros canais" é coerente com o crescimento da TV paga no país. Em outubro, segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), o país já acumulava uma alta acumulada de 27% no número de assinantes somente em 2010. O Brasil já tinha TV por assinatura em 9,4 milhões de domicílios.

Já os chamados "outros aparelhos", como o Ibope se refere a DVDs e videogames, estão em queda. Oscilaram de 3,7 pontos em 2008 para 3,3 em 2009 e 3,2 no ano passado. Fonte

2 comentários:

  1. Eu me incluo nessa estatística.. Agora, com a proximidade do carnaval, confesso que fico feliz em ter uma tv paga, pra poder me entreter após as 22 horas...rssrsr

    Off - Bah.... lembre-se dos seguidores míopes... Difícil de ler o blog... Só "grifando" mesmo!!! heheheheh abraço

    ResponderExcluir
  2. Ah desculpe, espero que isso não acontece mais, falha técnica!

    Abraços!

    ResponderExcluir