Pages

16 de fevereiro de 2011

‘Pânico’ lidera ranking da baixaria na televisão

A coordenação da campanha "Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania" divulgou o 18º ranking da baixaria na TV. O programa ‘Pânico na TV’, da Rede TV!, está em primeiro lugar na relação dos mais denunciados pelo público. Do último ranking, divulgado em maio de 2010, até agora, foram recebidas 892 denúncias de telespectadores, tanto pelo endereço www.eticanatv.org.br como pelo fone do Disque Câmara (0800 619 619).

Segundo informou a Agência Câmara de Notícias, apelo sexual, incitação à violência, apologia ao crime, desrespeito aos valores éticos da família e preconceito são as principais reclamações registradas. Dentre os cinco programas mais denunciados, dois são reincidentes: o ‘Pânico na TV’ e o ‘Se liga Bocão’, este da TV Itapoan, afiliada da Rede Record. Os outros que pontuam a lista são ‘Brasil Urgente’, da TV Bandeirantes; ‘A Fazenda’, da Rede Record; e ‘Chumbo Grosso’, programa regional de gênero policial exibido pela TV Goiânia, afiliada à Rede Bandeirantes.

A coordenação da campanha informou que as denúncias recebidas são frutos do engajamento ativo de uma parcela dos telespectadores no monitoramento dos conteúdos da televisão. Todas as denúncias fundamentadas são encaminhadas ao Ministério Público e ao Ministério da Justiça, para providências.

A presidente em exercício da Comissão de Direitos Humanos, deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP), ressaltou que não defende qualquer tipo de censura e repudia todas as manifestações de intolerância, preconceito e ridicularização das pessoas. Segundo ela, os profissionais de comunicação precisam ter a consciência de que “junto à liberdade vem a responsabilidade”, e “nenhum veículo ou programa pode usar do enorme poder dos meios de comunicação contra pessoas e grupos, principalmente aqueles mais vulneráveis que são frequentemente expostos ao ridículo em alguns programas de TV”. Fonte

0 comentários:

Postar um comentário