Pages

sábado, abril 16, 2011

Descentralizada, Copa América tem imagem 'pirata' e viril

Foto: Rodrigo Bueno/Folhapress

A Copa América da Argentina viu ontem o lançamento oficial de sua bola e de seu mascote, mas ganhou também imagem que a associa à pirataria e à virilidade.

O estádio Único em La Plata, local em que ocorreu o evento da Nike, parceira da Conmebol, concilia modernidades, como um telão, com um pouco de era medieval, como o fosso com água e sujeira entre campo e tribuna.

Há grades e até arame farpado separando setores do campo, uma característica antiga de estádios sul-americanos e quase impensável em novas arenas europeias.
Foto: Rodrigo Bueno/Folhapress

À volta, propagandas da Nike com a bola do torneio acima de ossos cruzados, algo que facilmente remete à bandeira pirata. Mario Andrada, diretor de comunicação da Nike para a América Latina, disse que a imagem se explica pela "rivalidade".

"Na América, há rivalidades como Brasil x Argentina, Argentina x Uruguai e Brasil x Uruguai que não existem na Europa. É um jogo mais duro, mais viril", falou ele, que não vê uma associação da imagem à pirataria, algo que tanto incomoda a Nike.

"A pirataria, com esse sentido [comercial], é mais em português", falou Andrada.

A Copa América terá sua abertura no dia 1º de julho no estádio Único de La Plata. O torneio será realizado quase todo fora da capital Buenos Aires, que só abrigará a decisão no dia 24 de julho.

"A ideia da AFA (federação argentina) foi mesmo fazer uma Copa América descentralizada. Até a Argentina vai rodar o país [jogará em La Plata, Santa Fe e Córdoba pelo Grupo A]", contou o secretário-geral da Conmebol, o argentino Eduardo Deluca.

O Brasil estreará no dia 3 contra a Venezuela em La Plata, local em que o Cruzeiro fez 3 a 0 no Estudiantes nesta semana --o gramado do estádio está ruim por conta de chuvas e shows do U2.

Depois, a seleção pega em Córdoba o Paraguai, no dia 9, e o Equador, no dia 13.

Também receberão partidas da competição Jujuy, Mendoza, Salta e San Juan.

A Argentina, que tem 14 títulos continentais (como o Uruguai), não organiza a Copa América desde 1987 e não a conquista desde 1993. O Brasil, que possui oito títulos do torneio, venceu quatro das últimas cinco edições da disputa --a mais recente delas foi em 2007, na Venezuela.

Mano Menezes anunciará no dia 19 de maio a lista de convocados da seleção brasileira para a Copa América. Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário