Pages

quinta-feira, abril 21, 2011

Jornal Hoje da TV Globo completa 40 anos no ar

Foto: Divulgação

O Jornal Hoje é um dos mais antigos telejornais da Rede Globo, completa nesta quinta-feira, 21 de abril, 40 anos.

O JH entrou no ar pela primeira vez em 21 de abril de 1971, Léo Batista e Luís Jatobá foram os primeiros apresentadores do JH, que nasceu como uma revista diária, com matérias sobre arte, espetáculos e entrevistas. Inicialmente era restrito ao Rio de Janeiro, de onde herdou o horário do extinto Show da Cidade.

Em 1974, o JH passou a ser exibido em todo o território nacional. O telejornal contava com a delicadeza das crônicas de Rubem Braga, com as peculiaridades do cotidiano brasileiro. Trazia a versatilidade de Nelson Motta (foto), que mostrava as novidades de vários ritmos musicais. E dava espaço ao olhar de Rubens Ewald às produções do cinema.

No ano de 81, o Hoje ganhou um cenário diferente, com traços mais modernos. Um espaço reservado para matérias de turismo levava o telespectador a lugares pouco conhecidos e a paraísos ecológicos. Pessoas famosas no país expunham seu lado engraçado e descontraído na coluna “Gente”. As entrevistas ganharam as ruas e Pedro Bial deixou os estúdios para ir ao encontro dos entrevistados.

A partir de 1991, o telejornal, apresentado por Valéria Monteiro e Márcia Peltier, sofreu mudanças de cenário e formato. Naquele ano, Cristina Franco passou a apresentar o quadro “Você”, com especialistas que falavam sobre beleza. Foi criado um bloco de cultura, com Maurício Kubrusly e Beth Lima, em Londres, fazia entrevistas com personalidades.

No final da década de 90, em 1999, o Jornal Hoje passa a ser apresentado dos novos estúdios da Rede Globo em São Paulo, por Sandra Annenberg, que já havia assumido a bancada no ano anterior. Em seguida, Carlos Nascimento assume os postos de apresentador e editor-chefe, dividindo a bancada com Carla Vilhena.

Em janeiro de 2003, o Jornal Hoje começa outro capítulo: com apresentação de Carlos Nascimento e Sandra Annenberg, o JH muda a linguagem e o conteúdo para resgatar sua vocação, que é de um telejornal-revista. Assim, voltam as entrevistas especiais; os temas de comportamento humano, social e ético ganham destaque, bem como as reportagens sobre cultura.

Em fevereiro de 2004, Evaristo Costa deixa a apresentação da previsão do tempo para juntar-se a Sandra Annenberg na bancada. Com uma linguagem coloquial, sem perder a seriedade, o Jornal Hoje avança em sua busca por uma forma criativa de fazer revista na TV. Fonte

O Jornal Hoje é um dos melhores telejornais da telvisão brasileira atualmente, ele completa 40 anos com muita força e credibilidade na Rede Globo.

Conforme Edu Cesar, do site Papo de Bola, já passaram pela bancada do JH: Berto Filho, Sônia Maria, Márcia Mendes, Leda Nagle, Pedro Bial, Marcos Hummel, Márcia Peltier, Leila Cordeiro, Augusto Xavier, Valéria Monteiro, Cláudia Cruz, William Bonner, Cristina Ranzolin, Fátima Bernardes, Mônica Waldvogel, Carlos Nascimento e Carla Vilhena, até chegar na atual dupla Evaristo Costa e Sandra Annenberg.

Confira as aberturas do Jornal Hoje 1971 - 2011:

Nenhum comentário:

Postar um comentário