Pages

domingo, abril 03, 2011

O 'maior' jornal de Caxias do Sul critica torcida e Juventude com foto errada

Foto: Reprodução

Com o advento da internet qualquer pessoa pode escrever o que bem entender, publicar, questionar, criticar, se passar por jornalista (já que não precisa de diploma), não checar as informações (verificar), mas tudo tem um limite (diferente de censura), chamado de ÉTICA.

O que é ética? Bom, este é um assunto para discutirmos posteriormente e não agora. Normalmente não critico publicações, mas neste sábado, 02, no trabalho ao ler o Ponto Inicial, um veículo impresso que se intitula o 'maior' da cidade de Caxias do Sul, não pela qualidade, mas pelo tamanho, me deparei com uma opinião que poderia ser até interessante: O que está acontecendo com o Juventude? - Esporte Clube Juventude: Do sucesso ao esquecimento (a matéria pode ser conferida na íntegra AQUI, publicado por Laudir).

Foto: Reprodução

O problema da coluna é que ela simplesmente detona o clube, dando a entender que os únicos resultados positivos foram dos títulos da Série B do Brasileirão (1994), Campeonato Gaucho Invicto (1998) e da Copa do Brasil (1999), como se isso fosse para qualquer time e que ele não possui história, uma lástima e vergonha para quem pensa dessa maneira.

Outro erro da publicação é esculachar a torcida alviverde, ao dizer que não apóia o clube e que se diz a mais fiel, que nunca abandona o time, como relatam as FAIXAS na foto DIVULGAÇÃO (????). O quadro social do Juventude é um dos maiores do país e pelo segundo ano consecutivo, o clube esmeraldino ficou entre os 20 da loteria Timemania.

A foto da publicação só pode ser de pesquisa do Google e não foi nem verificado se ela condiz com a torcida do Juventude, que na realidade é do Coritiba, e o estádio não é o Maracanã, e sim o Couto Pereiro, estádio do Coxa (para quem não sabe, este é o apelido do Coritiba).

Foto: Reprodução

Todo mundo sabe e está cansado de ouvir que errar é humano, mas persistir no erro é é é ..... No texto ainda informa que o Esporte Clube Juventude foi rebaixado da Série C pra Série C, ok, entendo foi um pequeno equívoco de digitação, mas percebe-se que a coluna foi escrita apenas para falar mal do clube e da torcida.

Foto: Reprodução

Eu como um apreciador do futebol de CAXIAS DO SUL, estudante de comunicação (jornalismo), não poderia me calar com uma difamação desta tanto pro Juventude, como se fosse para o Caxias. Os torcedores do futebol caxiense são eternamente massacrados por torcerem para as equipes locais, valorizando o que é nosso, simplesmente não tem apoio de certos meios de comunicação (e precisa deles?), é inacreditável a falta de responsabilidade no que escrevem e dizem.

Portanto fica aqui registrado o meu protesto sobre as publicações tanto de impressos, como o de televisivos e radiofônicos que denigrem os clubes de CAXIAS DO SUL, por questões supérfluas, de apenas interesses.

3 comentários:

  1. Ivan!

    Não preciso nem dizer que concordo com teu argumento. Ainda mais porque sabemos que futebol não é só um time de 11, mais uns 7 ou 8 no banco e deu. Um clube de futebol é uma empresa, e como tal, tem altos e baixos. O Juventude teve problemas, vários deles, ainda não resolvidos. Portanto é preciso muita cautela ao criticar. Sobre a foto, erro básico que de tão bizarro não merece mais comentários!

    Parabéns pelo post!

    @nine_stecanella
    @nineesporte
    http://janinestecanella.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário, elogio e divulgação. E infelizmente esse é apenas MAIS 1.

    ResponderExcluir
  3. A quem interessar possa: essa foto é de minha autoria.

    Não foi autorizada a utilização dela no referido veículo.

    Sou solidário aos torcedores do Juventude. Força aí!

    Luiz Carlos Betenheuser Júnior
    http://globoesporte.globo.com/platb/luizcarlos

    ResponderExcluir