Pages

13 de junho de 2011

Copa do Mundo de 2014 começa nesta quarta, em Trinidad

O estádio Larry Gomes, em Trinidad, palco da primeira partida das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014
Foto: Divulgação

Nada de Fielzão, Mineirão, Fonte Nova ou Maracanã: a Copa do Mundo de 2014 começará num estádio chamado Larry Gomes, na cidade de Malabar, em Trinidad. O Brasil ainda não sabe onde acontecerá a partida inaugural da Copa do Mundo de 2014, mas para a Fifa, o Mundial começa bem antes, já nesta semana, com as Eliminatórias, que a entidade considera parte integrante da competição. E o primeiro jogo dessa etapa classificatória para as finais, dentro de três anos, acontece já na quarta-feira, um jogo entre Montserrat e Belize.

O jogo entre as seleções nanicas dá o pontapé inicial ao torneio mais longo do planeta: são nada menos que 832 jogos envolvendo 203 países até a definição dos 31 times que vão se juntar ao Brasil na disputa da fase final da Copa, dentro de exatos três anos - a abertura do Mundial está marcada para 13 de junho de 2014, e a final, para 13 de julho. Apenas quatro seleções filiadas à Fifa não se inscreveram nas Eliminatórias: Butão, Guam, Mauritânia e Brunei. A etapa que se inicia nesta quarta é a classificação preliminar, que envolve as Américas do Norte e Central e a Ásia.

Depois dessa primeira etapa, acontece o sorteio das chaves das Eliminatórias, numa cerimônia marcada para o dia 30 de julho, no Rio de Janeiro. Nesse sorteio, só a América do Sul ficará de fora: assim como nas últimas edições, não haverá divisão das seleções em grupos, e todos os países jogam entre si. Antes da Copa de 2010, as Eliminatórias atraíram 20 milhões de torcedores, média de quase 23.000 por partida, recorde histórico. O México, por exemplo, teve média de 82.000 torcedores por partida em casa, e a Inglaterra, 80.000. Fonte

0 comentários:

Postar um comentário