Pages

quinta-feira, junho 16, 2011

MiniCom quer conhecer padrões de rádio digital

Foto: Arquivo pessoal / Ivan Sgarabotto

O Ministério das Comunicações publicou ma terça-feira, 14 de junho, no Diário Oficial da União o aviso de chamamento público nº 1 com o objetivo de fazer testes com sistemas de rádio digital. Os estudos sobre o assunto tiveram início há dois anos, mas por razões técnicas, não foram concluídos.

Com a publicação do chamamento, o MiniCom pretende testar os diversos padrões de rádio digital existentes no mundo, para verificar qual deles atende melhor às necessidades brasileiras. Qualquer entidade que desenvolva este tipo de tecnologia poderá encaminhar manifestações de interesse em participar dos testes.

Segundo o secretário de Serviços de Comunicação Eletrônica do MiniCom, Genildo Lins, o objetivo é conhecer os padrões de rádio digital para definir uma plataforma para o Brasil, do mesmo modo do que ocorreu antes da definição do padrão nipo-brasileiro como modelo de TV digital no país.

“Nós vamos fazer esses testes para escolher o sistema que melhor se adapta à realidade brasileira, nas questões geográficas e de possíveis interferências em grandes cidades”, explica o secretário de Comunicação Eletrônica.

Segundo Genildo, depois da fase de estudos, deverá haver negociações com fabricantes de equipamentos e também diálogos internacionais que possibilitem a efetiva implementação do sistema de rádio digital.

A migração para o sistema digital vai permitir às emissoras de rádio melhorar a qualidade de som durante as transmissões. Também haverá mais canais disponíveis no espectro, uma vez que não será necessário deixar canais vagos para evitar interferências entre as emissoras.

Em chamamento anterior aberto pelo MiniCom, uma entidade europeia e outra americana apresentaram interesse em demonstrar o funcionamento de seus padrões. Entretanto, por razões técnicas, os estudos não foram concluídos.

Os novos testes sobre o padrão de rádio digital deverão ser retomados nas cidades de Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. Essas cidades foram escolhidas com base em critérios que permitam ao Ministério das Comunicações avaliar o desempenho dos sistemas em diferentes realidades geográficas e urbanísticas. O MiniCom vai contar com parceria da Anatel e do Inmetro.

A expectativa é que a etapa de testes com rádio digital termine no primeiro semestre de 2012. Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário