Pages

segunda-feira, agosto 29, 2011

70 anos de jornalismo brasileiro, a história do Repórter Esso


O jornalismo brasileiro completou neste domingo (28), 70 anos. No dia 28 de agosto de 1941, às 12h55min entrava no ar pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro, o Repórter Esso, 'O Primeiro a Dar as Últimas' e 'Testemunha Ocular da História'.

Em pouco tempo, por volta de dois meses devido a grande audiência, o Repórter Esso era transmitido nos principais estados do país, como São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco e Rio Grande do Sul.

De acorco com uma matéria do site Caros Ouvintes, O Repórter Esso substituía definitivamente a forma pouco atraente de o rádio apresentar as notícias que eram diretamente lidas das páginas dos jornais.

Ainda conforme a matéria, a briga com os impressos, aliás, está no embrião do noticioso que nasceu anos antes no exterior como explica o estudioso do tema o professor Luciano Klockner: “Nos anos 30 nos Estados Unidos, os donos de jornais fizeram uma pressão muito grande para que o rádio não divulgasse notícias”.

A estreia oficial do programa foi no dia 28 de agosto de 1941, na Rádio Nacional do Rio de Janeiro, mas anteriormente a primeira veiculação (experimental) ocorreu na Rádio Farroupilha, de Porto Alegre.

O Repórter Esso também teve transmissão das rádios Record, Globo e Tupi. Confira o áudio da despedida do programa, que foi anunciada pelo locutor emocionado, Roberto Figueiredo, no dia 31 de dezembro de 1968 e a trilha marcante.



Trilha

Nenhum comentário:

Postar um comentário