Pages

sábado, dezembro 03, 2011

EXCLUSIVO: Rádio Caxias pode estar retornando para o 93.5 FM

A clássica frequência modulada 93.5 de Caxias do Sul finalmente pode estar com os últimos dias (meses) arrendados para a Aleluia da Igreja Universal Reino de Deus, proprietários do Grupo Record de Televisão.

A frequência 93.5 que já foi a Studio por uma década e que marcou história na região, em seguida a Pop Rock, a própria Caxias com programação própria para o FM e com a retransmissão das jornadas esportivas da Caxias AM, Band com pouco tempo na cidade e arrendamentos, 2012 promete ser diferente e agitado no dial FM de Caxias do Sul.

Nos últimos anos a "moda" do AM é colocar as emissoras no FM, afinal, o sinal é de qualidade e o rádio digital fica cada vez mais para trás, com os passos de tartaruga. O resultado das retransmissões do AM para o FM, para a Gaúcha é considerado positivo, porque ela se obrigou a modernizar a plástica e a linguagem da programação.

Por outro lado, a Guaíba, ainda não conseguiu mostrar para que veio no FM, e possui uma audiência muito inferior comparada a eterna concorrente rádio Gaúcha.

O retorno da Caxias no FM é importante para movimentar o mercado local, e para isso é fundamental o investimento nos profissionais e na programação da emissora. O Sistema Trídio de Comunicação (STC) nos últimos anos se acomodou e ficado estagnado. Com as mudanças e reformas, inclusive nas antenas, o forte potência dos 25 kw da 93.5 vai fazer muita diferença, se bem aproveitada.

Ainda é comentado que o STC pretende comprar a concorrente Difursora 1250. O STC que já possui outra emissora da AM, a 1010, que no último ano teve grandes mudanças com a quase extinção da terceirização dos horários para as igrejas, e por consequência com programação própria e ao vivo a partir das 05h.

Retomando a notícia da frequência modulada de Caxias do Sul, a rádio da UCS 106.5 vai ter ganho de potência provavelmente no mês de maio. A rádio Mãe de Deus 107.9 foi 'paquerada' e pesquisada pela Gaúcha, entretanto com baixa potência, a emissora do Grupo RBS recuou nos planos ter uma emissora para retransmitir o sinal da capital, pois a 93.5 praticamente 'esconde' a frequência 93.7 da Gaúcha.

E por fim, o tradicional programa do Radicci pode se despedir da Atlântida 102.7 em 2012. A atração do Iotti ficou muito desvalorizada com a troca do tradicional horário das 18h, por causa do humorístico Pretinho Básico da matriz de Porto Alegre.

As mudanças no dial de Caxias do Sul vai ter grandes resultados e movimentações, caso ocorram mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário