Pages

domingo, janeiro 29, 2012

Festa da Uva 2012: Abertura das Olimpíadas Coloniais

Foto: Luiz Chaves

A maior diversão da Festa Nacional da Uva iniciou neste sábado, 28, na Estação Férrea em Caxias do Sul, com a disputa das Olimpíadas Coloniais.

O primeiro dia, como se tem caracterizado nas edições da maior festa cultural da estado, tem a Prova Urbana/Imprensa, com o "confronto" dos meios de comunicação, políticos e ainda a participação da rainha e das princesas.

Com muita animação e diversão, o resultado é a descontração dos participantes que entram no clima da Festa da Uva, com as disputas de provas engraçadas.

A Festa Nacional da Uva ocorre entre os dias 16 de fevereiro e 4 de março em Caxias do Sul, com a realizações de shows nacionais, desfiles alegóricos e estandes e distribuições gratuitas de uvas de diversas variedades.

Confira o calendário de Provas:

Forqueta - Em frente praça/ Igreja -
Dia 29/01/2012 (Domingo) às 10h

Linha 40 - Em frente à Igreja -
Dia 4/02/2012 (Sábado) às 15h

São Braz - Em frente à Igreja -
Dia 5/02/2012 (Domingo) às 15h

Fazenda Souza - Em frente à Igreja -
Dia 12/02/2012 (Domingo) às 10h

Santa Lúcia do Piai - Em frente à Igreja -
Dia 12/02/2012 (Domingo) às 14h30

Vila Cristina - Em frente à nova Subprefeitura -
Dia 18/02/2012 (Sábado) às 15h

Vila Seca - Em frente à Igreja -
Dia 19/02/2012 (Domingo) às 9h

Vila Oliva - Em frente à igreja -
Dia 19/02/2012 (Domingo) às 15h

Criúva - Ao lado da Subprefeitura -
Dia 25/02/2012 (Sábado) às 14h30min

São Luiz da 6ª Légua - No Campo de Futebol -
Dia 26/02/2012 (Domingo) às 9h

Galópolis - Em frente à Igreja -
Dia 26/02/2012 (Domingo) às 15h

Desvio Rizzo - Na Lagoa -
Dia 3/03/2012 (Sábado) às 15h

Finalíssima - Praça Dante Alighieri no Centro de Caxias do Sul -
Dia 4/03/2012 (Domingo) às 10h


Provas

Fazer Bíguli: Equipes de três pessoas devem fazer a maior quantidade possível de bíguli com máquina manual no tempo regulamentar. Enquanto um integrante maneja a máquina, outro corta o bíguli e coloca sobre uma mesa, e o terceiro abastece a máquina com a massa.

Amassar Uvas com os Pés: Competição realizada em duplas, que devem amassar uva em uma mastela durante o tempo regulamentar. Ganha a dupla que produzir mais mosto (bagaço de uva), que será pesado no final da prova.

Jogo da Cuccagna: Os competidores devem subir o “poste” em menor tempo e apanhar, no alto, um saco com pão, salame e queijo, que representam a fartura que os imigrantes esperavam encontrar aqui.

Debulhar Milho: Os participantes, em duplas, devem descascar espigas de milho, comer 1 cacho de uva (cada um) e, por fim, debulhar as espigas com a máquina manual.

Corrida de Cariola: Prova de duplas, que devem cumprir o percurso no menor tempo. Dada a partida, um dos competidores entra na cariola e o outro deve carregá-lo até a marca estabelecida. O competidor que conduzia a cariola bebe um copo d’água e troca de lugar com o parceiro, e percorrem a trajetória final.

Corrida de Trator: Competição individual na qual o participante se posiciona a 20 metros do trator. Ao sinal de partida, ele corre até a mesa e come 5 grãos de uva colocados dentro de uma bacia com água. Deve, em seguida, apanhar com a boca a chave do trator, que está dentro de um prato com farinha de mandioca, ligar o motor e percorrer o percurso delimitado. A esta altura, ele desce do trator, apanha 2 cachos de uva e os come, com o trator em movimento, durante os últimos metros do percurso. Quem realiza a prova em menor tempo é o vencedor.

Corrida de Plantadeira: O participante deve abastecer a máquina de milho, plantar o milho nos lugares demarcados até a metade do percurso, onde fará la colasion (comer um pedaço de pão e salame, e beber um copo de vinho). Depois ele volta a plantar o milho em todos os lugares demarcados.

Laço Vaca Parada: Para essa prova, existe um cavalete com uma cabeça de vaca, com os chifres. O competidor deve se posicionar a 8 metros de distância da cabeça da vaca e, usando um laço de couro, realizar sua armada.

Arremesso de Queijo: Os competidores devem arremessar o queijo na maior distância possível. Os queijos tem o mesmo peso.

NOVA - Chute a Gol – prova infantil: O competidor tem cinco chances para acertar o gol com uma bola de pano. Vence o que fizer mais gols.

NOVA - Corrida de Saco – prova infantil: O competidor percorre uma distância de 10 metros com um saco nas pernas. O melhor tempo vence.

Nenhum comentário:

Postar um comentário