Pages

terça-feira, janeiro 10, 2012

UCS FM de Caxias do Sul completa 8 anos

A rádio da Universidade de Caxias do Sul, a UCS 106.5 FM fez 8 anos no dia 03 de janeiro. A universidade comunitária da serra ainda tem mais duas emissoras de frequência modulada, que integram a Rede Universidade de Rádio, Bento Gonçalves (89.9) e Vacaria (106.1).

A programação da UCS FM no ano passado passou por uma grande reformulação, no início de 2011, o comunicador Fernando Machado assumiu a coordenação da emissora da universidade. Fernando Machado trabalhava na Pop Rock de Gramado.

O gerente de rádios do Cetel, Sandro Padilha, comentou no informativo semanal da instituição, Atos e Fatos, que a nova grade traz mais informações variadas, música de qualidade, interatividade e a aproximação com a comunidade e a academia, sendo assim os alicerces da nova programação da rádio da UCS.

No informativo, ele exemplifica que na programação tem a mescla de notícias, previsão do tempo, condições das estradas, manchetes dos principais jornais do Estado e do Brasil, além de drops culturais. "A ideia é oferecer ao ouvinte informação dinâmica, recheada com boa música e prestação de serviços", conta Padilha.

Segundo o site da UCS, a programação da UCS FM é elaborada tendo como base o público Adulto Jovem, um ouvinte informado, antenado para as novas tendências e com potencial de consumo.

A programação atinge as classes A, B e C, numa faixa etária ampla, de 17 a 40 anos. Pontualmente, no entanto, a faixa considerada mais “fiel” da rádio está entre 25-30 anos, classes A e B. São formadores de opinião, cuja necessita compreender música de qualidade e informação, ambas sem o exagero apelativo de algumas emissoras comerciais.

A programação ao vivo da UCS FM entra NO AR às 07h e vai até às 19h. A equipe da emissora diária é formada por apenas três locutores, Shamila Carpeggiani no horário da manhã, Luciano Cardoso, no turno da tarde e Fernando Machado que encerra a programação ao vivo da UCS FM, no final da tarde. No vestibular da instituição e na volta as aulas da Universidade de Caxias do Sul, a UCS FM faz transmissões e coberturas especiais.

A emissora da UCS surgiu no AM, na frequência 1010, com o nome de Universidade. A programação era voltada para o jornalismo e esporte, e posteriormente no FM, a programação sofreu uma alteração, com o fim da grade AM, e se tornando FM, de esporte e música, e por consequência, tempos depois apenas por música, com alguns programas com a introdução do jornalismo.

No início da emissora da Universidade faziam parte da equipe de jornalismo e esporte pelo o que me lembro: Antônio Braga, Marisol Santos, Maria Lima, Velton Cesar, José Domingos Susin, Hilton Britto, Edgar Vaz, Mauro Teixeira, Elias Silveira, Marlon Leonardelli. E por fim Rafael Montanari, Guto Agostini e Eron Voesch, lógico que teve mais profissionais, entretanto na internet não se encontra muitos registros dos meios de comunicação de Caxias do Sul, uma lástima.

Atual programação da UCS FM:

2ª à 6ª
00h Madrugada Light
07h Café com Notícias - Shamila Carpeggian
09h Mistura Fina - Shamila Carpeggian
12h Tempero Brasileiro - Luciano Cardoso
13h Contato - Luciano Cardoso
17h Via Expressa - Fernando Machado
20h Night Session

3ª Feira
22h - 23h Depois de Clarice - Adriana Antunes, Gabriela Marcon, Juliana Wexel e Viviane Salvador.

5ª Feira
22h - 23h Baú do Rock - Jaime Rocha

Sábado
17h - 18h Go Back - Fernando Machado

Domingo
20h - 22h MusiCaxias - Ricardo Dini

Ps.: Você pode ouvir a UCS FM neste link, ou pelos 106.5 de Caxias do Sul, 89.9 de Bento Gonçalves e 106.1 de Vacaria.

A data de aniversário da UCS FM encontrei no site Gaúcho Rádios

Nenhum comentário:

Postar um comentário