Pages

sexta-feira, abril 20, 2012

104 FM cada vez mais líder isolada e Eldorado ultrapassa Cidade na audiência em Porto Alegre

O site Tudo Rádio divulgou mais um resultado geral da audiência FM de Porto Alegre, medição realizada pelo Instituto Ibope. Tem novidades no rádio gaúcho em relação à posições do ranking de audiência, principalmente na disputa entre grupos Pampa e RBS (empresas que dominam o mercado de rádio de Porto Alegre através do controle de várias estações de diferentes segmentos). O resultado atual (janeiro a março de 2012, 05h-05h, todos os dias e locais) será confrontado com o anterior mais recente (dezembro de 2011 a fevereiro de 2012). Acompanhe:

A Eldorado FM 96.7 é a nova vice-líder geral de audiência em Porto Alegre. A emissora que é controlada pela Rede Pampa superou a Cidade FM 92.1, estação popular do Grupo RBS na capital gaúcha. Com isso a Pampa tem uma “dobradinha” no ranking geral de audiência, já que a 104 FM 104.1 (também controlada pela Pampa) continua na liderança. A Cidade FM está cada vez mais distante do primeiro lugar e agora vê a posição que sustentou nos últimos dois anos passar para as mãos da Eldorado, além de apresentar um forte recuo em seus números. A 104 FM segue isolada na primeira colocação e mantém uma considerável vantagem para a Eldorado e a Cidade. As três rádios apresentaram reduções em seus números, acompanhando a queda que o meio FM sofreu nesse mês em Porto Alegre.

A disputa entre os dois grupos também foi acirrada no segmento jovem. A Jovem Pan 2 FM 97.5 (afiliada da rede paulista controlada pela Pampa na capital gaúcha) foi uma das duas rádios em FM entre as seis primeiras colocadas que registraram melhora em seus números, fato que a aproximou da Atlântida FM 94.3 (Grupo RBS) na medição geral. A diferença entre as duas rádios é de apenas 32 ouvintes na média por minuto, sugerindo um empate técnico devido a margem de erro da pesquisa. A outra emissora que está entre as primeiras colocadas que registrou melhora na média de ouvintes por minuto em Porto Alegre foi a Gaúcha FM 93.7 (RBS), estação que aparece posicionada a frente das FMs jovens a capital gaúcha.

Líder entre as rádios do segmento adulto-contemporâneo, a Continental FM 98.3 (Rede Pampa) registrou uma redução em sua média de ouvintes por minuto na comparação com a pesquisa passada. Esse desempenho não prejudicou sua permanência na liderança do segmento devido um recuo apresentado pela Antena 1 FM 89.3 em Porto Alegre. As duas FMs seguem próximas na medição geral, sendo separadas pela popular Liberdade FM 95.9 (Rede Pampa). A Itapema FM 102.3 (Grupo RBS) foi uma das poucas rádios que reagiram na medição e está mais próxima da Antena 1 no ranking geral, se aproximando das lideres no segmento adulto.

No geral as FMs de Porto Alegre registraram números inferiores às médias obtidas na pesquisa passada, resultado da queda constatada no meio rádio em comparação com o mês passado. Já o AM da capital gaúcha registrou uma leve melhora em seus números médios.

Em resumo as dez primeiras colocações (ranking que conta com 21 rádios) ficaram organizadas da seguinte forma:
01. 104 FM 104.1
02. Eldorado FM 96.7
03. Cidade FM 92.1
04. Gaúcha FM 93.7
05. Atlântida FM 94.3
06. Jovem Pan 2 FM 97.5
07. Continental FM 98.3
08. Liberdade FM 95.9
09. Antena 1 FM 89.3
10. Alegria FM 92.9

Nenhum comentário:

Postar um comentário