Pages

sábado, agosto 11, 2012

Rádio Caxias retorna ao FM

Nesta semana foi divulgado que a Rádio Caxias AM 930, do STC – Sistema Trídio de Comunicação, vai voltar a operar na Frequência Modulada no canal 93,5.

Atualmente o canal 93.5 é arrendado para a rádio Aleluia, da Igreja Universal do Reino de Deus. A Caxias no FM vai ser uma retransmissão da programação já veinculada no AM.

O blog Papo de Gringo já havia divulgado esta informação em dezembro do ano passado, confira notícia AQUI. A data de estreia com programação simultânea ainda não foi confirmada, entretanto, nos rádio corredores, a novidade pode entrar no ar no mês de setembro.

No mês de setembro que também vai estreiar a rádio Gaúcha com programação local em Caxias do Sul no 102.7 FM, data ainda não confirmada, mas informação também foi divulgada com exclusividade pelo blog AQUI Papo de Gringo.

O canal 93.5 que tem uma grande história na cidade, que já foi da Studio, emissora que teve grandes inovações no estado na década de 90. O canal também já foi da PopRock, Band e a 93 (Caxias FM) que retransmitia as jornadas esportivas da Caxias AM.

2 comentários:

  1. Caro Ivan,
    Parabéns pelo teu blog principalmente pela integração que promove aos profissionais de comunicação. Caxias do Sul estará vivendo mais um marco na história do rádio com a entrada das programações das Rádios Caxias e Gaúcha nas frequências de FM local.
    Uma breve contribuição histórica destas concessões de FM locais:

    FM 93,5: Concessão de FM para Caxias do Sul que entrou no Ar em 1957 como link da Rádio Independência até o transmissor AM que era em Flores da Cunha. Inicialmente tinha outra frequência, e uma curiosidade equipamento de transmissão FM era o nº00002 da Philips sendo uma das primeiras FMs do Brasil. A programação era a da Rádio Independência de Caxias do Sul em AM e FM . Na época praticamente nem havia receptores FM. No Final da década de 70 houve as separação das programações de AM e FM assim nasceu a Independência FM em 93,5. Em 1980 a emissora FM foi vendida para Rede Pampa de Porto Alegre transformando-se em Pampa FM 93,5 Caxias. Em 1987 foi comprada por Paulo Triches transformando-se em Studio 93 FM dando origem ao STC. EM 2000 o STC arrendou para Ulbra passando a ser a POP ROCK Serra, ainda naquela década a emissora denominou-se Caxias FM, 93 FM , Band FM e Aleluia FM. Agora seguirá seu destino natural e bastante aguardado pelos ouvintes, ampliando e qualificando o sinal de cobertura da Rádio Caxias AM .

    102,7 FM : A concessão FM foi obtida pelo Jornal Pioneiro, na época ainda controlado pela Família Conte, que não chegou a colocar no ar a emissora, e vendeu para o STC . Este colocou no ar em 1990, a Rádio People FM. Em 1993 o STC mudou estilo de programação passando a se denominar 102FM, depois Antena 1. Na década de 2000, a emissora foi arrendada passando a ser Aleluia FM. Em 2004 foi vendida ao Grupo RBS , que a transformou em Itapema FM Caxias. Em setembro de 2012 a emissora passará a ser Rádio Gaúcha de Caxias do Sul, com programação local e rede com a Gaúcha de POA, solucionando um problema de cobertura da Rádio Gaúcha na cidade.
    Um grande abraço
    Juliano Flores
    Caxias do Sul

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado Juliano pelas informações, vou transformar em postagens.

    ResponderExcluir