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21 de janeiro de 2013

Telespectador brasileiro é um dos maiores consumidores de TV do mundo

O brasileiro está usando o televisor como nunca. Apesar da queda da audiência somada das redes abertas, o brasileiro viu em 2012 três minutos e meio a mais de TV por dia do que em 2011.

O consumo aumentou entre homens e mulheres, crianças e adultos, entre os mais ricos e na classe C. Só caiu nas classes D e E, as mais pobres.

Segundo estudo inédito, obtido com exclusividade pelo blog, cada brasileiro permaneceu diante do televisor (ou com a TV ligada) durante 5 horas, 32 minutos e 11 segundos por dia em 2012. Em cinco anos o aumento no tempo dedicado à TV foi de 23 minutos por dia (veja tabela acima).

O brasileiro é um dos maiores consumidores de TV do mundo, de acordo com o Ibope. Nos Estados Unidos, por exemplo, o tempo dedicado à TV foi de 5 horas e 9 minutos por dia no terceiro trimestre de 2012. Desse tempo, 4 horas e 24 minutos foram dedicados à recepção de TV em tempo real. Os 45 minutos restantes foram gastos com videogame, DVD e DVR (gravador digital).

Segundo o Ibope, algo semelhante está ocorrendo no Brasil.

Diretora regional Brasil do Ibope Mídia, Dora Câmara explica que o aumento do tempo dedicado à TV, enquanto a audiência da TV aberta tem ligeira queda, decorre do "uso da tela do televisor para várias coisas, para ver TV aberta, TV paga, para jogar videogame, ver DVD e até navegar na internet".

O televisor, diz Dora, virou uma "multitela", tem "várias funcionalidades".

O modo de ver televisão também está mudando, lembra Dora.

"Essa moçada de hoje pega o notebook com a televisão ligada", afirma. Ou seja, o consumo de televisão está crescendo porque muita gente faz outras atividades enquanto assiste à TV. Fonte

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