Pages

sexta-feira, janeiro 17, 2014

EBC demite todos os estagiários

Foto: Divulgação

Em três praças - SP, RJ e DF -, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) demitiu todos os estagiários do quadro de funcionários, incluindo os da área de comunicação. A decisão é resultado da quebra de contrato com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), responsável pelo programa de integração.

O Comunique-se conversou com a EBC sobre o assunto na tarde desta sexta-feira, 17. De acordo com a apuração, 151 pessoas foram demitidas na terça-feira, 14. A empresa afirma que não teve alternativa a não ser desligar os integrantes da equipe.

Quando questionados sobre a readmissão dos estudantes por meio de outro programa, a empresa afirma que não pode garantir que isso acontecerá, mas que está tomando as providências necessárias para contratar até o final de fevereiro outro agente de integração.

Em carta aberta, os Sindicatos dos Radialistas e Jornalistas e a Comissão Nacional de Empregados da EBC cobraram explicações sobre o caso. Veja, abaixo, a íntegra do documento:

Carta Aberta à direção da EBC – Questão dos estagiários

Os trabalhadores da EBC foram surpreendidos de forma negativa com a notícia da rescisão do contrato da CIEE que deu fim ao vínculo de todos os estagiários com a EBC. Essa rescisão foi feita de forma irresponsável pois deixou, de um dia para outro, dezenas de estagiários da EBC sem trabalho e renda. Muitos inclusive utilizavam do salário que recebiam da EBC para pagarem seus próprios estudos. Não entendemos como e nem por que uma questão tão importante foi deixada de lado atingindo a vida de centenas de pessoas, e aqui não falamos somente dos estagiários como também de setores da EBC que dependiam do trabalho deles.
Por outro lado, as dificuldades de alguns setores da empresa com a saída dos estagiários também revela algo que foi denunciado nas discussões do acordo coletivo: a utilização de estagiários como mão de obra barata. Defendemos que haja na empresa um programa de estágio que dê mais prioridade para ensinar e educar os estudantes, ao invés de sua utilização como simples mão de obra. Repudiamos a contratação de estagiários como forma de evitar a contratação de profissionais devidamente qualificados. Essa prática nefasta maquia a flagrante falta de mão de obra em alguns setores da EBC.
Dessa forma estamos cobrando a responsabilização da diretoria nessa rescisão abrupta do contrato dos estagiários, cobramos também a implantação de um programa de estágio que dê mais foco à formação do estudante e também exigimos a busca de uma solução para a recontratação dos estagiários o mais breve possível.

Comissão de Empregados da EBC
Sindicatos dos Radialistas e Jornalistas de DF, RJ e SP
Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário