Pages

quinta-feira, abril 17, 2014

Secretaria da Saúde de Caxias do Sul recebe primeiro lote de vacinas contra a gripe

Foto: Andressa Gallo

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria da Saúde - Vigilância Epidemiológica, recebeu na tarde desta quarta-feira (16.04) o primeiro lote de vacinas contra a gripe que serão utilizadas durante a 16ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2014. Foram entregues ao Município 38 mil doses, que já estão sendo distribuídas nas 46 Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

A campanha de vacinação inicia na próxima terça-feira (22.04) e prossegue até o dia 9 de maio. No dia 26 de abril será realizado Dia D contra a gripe em todo o país. Em Caxias do Sul, as 46 UBSs estarão abertas para vacinar a população. Além disso, haverá um posto na praça Dante Alighieri e em alguns estabelecimentos comerciais.

Conforme a 5ª Coordenadoria Regional de Saúde um novo lote de vacinas está programado para chegar no dia 24 de abril. Neste ano, a meta em Caxias é vacinar 115 mil pessoas, entre crianças com idade entre seis meses a quatro anos 11 meses e 29 dias, gestantes, idosos acima de 60 anos, puérperas até 45 dias após o parto, trabalhadores da saúde e portadores de doenças crônicas.

Saiba mais sobre a gripe:

A gripe é uma infecção do sistema respiratório, cuja principal complicação são as pneumonias. A doença inicia com febre alta, em geral acima de 38ºC, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça e tosse seca.

A febre é a manifestação mais importante e dura em torno de três dias. Sintomas respiratórios como a tosse, dores musculares, de garganta e de cabeça, calafrio, fraqueza, espirros e coriza se tornam mais evidentes com o avanço da doença e se mantêm em geral por três a quatro dias após o desaparecimento da febre. Podem aparecer também sintomas como pele quente e úmida, olhos avermelhados e lacrimejantes.

Com informações da Assessoria de Comunicação - Secretaria da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário