Pages

quinta-feira, julho 10, 2014

124 cidades gaúchas tiveram a situação de emergência reconhecida pelo Ministério da Integração Nacional

Foto: Sacha Rochele Núñez

O estado do Rio Grande do Sul tem sofrido com fortes chuvas nas últimas semanas, e após novas enxurradas e inundações, mais 124 cidades gaúchas tiveram a situação de emergência reconhecida nesta quinta-feira (10) pelo Ministério da Integração Nacional.

O reconhecimento da situação de emergência, publicado no Diário Oficial da União desta quinta (10), agiliza o repasse de recursos federais para ações de socorro às vítimas e de recuperação de serviços essências na região.

A partir de agora, para fins de instrução do processo de reconhecimento e de apoio complementar por parte do governo, as cidades têm até dez dias para enviar ao Ministério de Integração documentos como um formulário de informações do desastre, relatórios fotográficos e outros documentos ou registros que esclareçam ou ilustrem a ocorrência.

Situação

Segundo o boletim da Defesa Civil Estadual mais recente, divulgado nessa quarta-feira (9), 18.391 pessoas ainda estão desalojadas - 17.070 foram para casas de parentes e amigos, e 1.321 para abrigos públicos. No norte do estado, uma das regiões mais afetadas, os moradores estão começando a voltar para as residências.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, a previsão do tempo no estado até sábado (12) é parcialmente nublado, com ventos fracos a moderados.

Com informações do Portal Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário