Pages

terça-feira, julho 08, 2014

Prefeitura de Caxias do Sul constrói primeiro sanitário público com aproveitamento de água da chuva e luz natural

Foto: Andréia Copini

O Prefeito Alceu Barbosa Velho assinou na tarde desta segunda-feira (07) a ordem de início da construção dos sanitários da Praça João Pessoa, localizada no bairro São Pelegrino. O ato faz parte de um pacote de obras que a Prefeitura está lançando nesta semana (abaixo as demais obras).

Os banheiros, solicitados pela comunidade do bairro, atenderão a questões ambientais. Segundo o secretário do Meio Ambiente, Adivandro Rech, serão instaladas claraboias para entrada de luz natural, economizando-se em energia elétrica. A água da chuva também será reaproveitada nesses sanitários. “Usar água tratada em vasos sanitários é jogar dinheiro fora. A administração municipal é consciente e precisamos cada vez mais trabalhar nessa direção, porque cuidar do meio ambiente é cuidar das pessoas”, afirmou. Outra novidade dos banheiros da praça João Pessoa é o fraldário também no banheiro masculino. “Hoje em dia muitos pais cuidam de seus filhos, buscam na escola, levam para passear... Cuidar das crianças não é mais uma tarefa exclusiva das mulheres”, explicou Rech.

A obra será executada pela empresa Brascon, vencedora da licitação. O projeto inclui no banheiro masculino dois vasos sanitários, sendo um para deficiente, quatro mictórios, quatro cubas no lavatório e o fraldário e no banheiro feminino cinco vasos sanitários, sendo um para deficiente, quatro cubas lavatório e o fraldário. Além disso, a obra conta com bebedouro e depósito com área de serviço e lavanderia. A empresa tem prazo de 90 dias para a execução da obra e o investimento da SEMMA é de mais de R$ 264,2 mil.

O presidente da Associação de Moradores do Bairro São Pelegrino (AMOB), Antíoco Sartor, agradeceu ao Poder Público pela atenção dada ao bairro. “É uma batalha de muitos anos, visando principalmente o atendimento aos turistas que visitam a Igreja de São Pelegrino, a Estação Férrea, a própria Praça da Bandeira. Vamos ajudar a fiscalizar a obra junto com a administração”, disse em nome dos moradores presentes no ato.

O Prefeito Alceu disse que o início da obra é motivo de alegria, porque já estava incomodado com a questão da praça João Pessoa não possuir um banheiro no nível que a comunidade merece. “São Pelegrino está no coração de Caxias e merecia uma obra desse porte. A nossa cidade está crescendo e estamos acompanhando esse desenvolvimento. Agradecemos aos moradores pela parceria com o Poder Público e pela fiscalização, é sempre importante a comunidade ajudar quando se trata de dinheiro público”, afirmou.

A assinatura do início da obra, no Salão Nobre do Centro Administrativo, contou com a presença também da primeira-dama e Coordenadora de Comunicação, Alexandra Baldisserotto, do Vice-Prefeito Antonio Feldmann, de secretários municipais, do presidente da Câmara de Vereadores, Gustavo Toigo e do vereador Arlindo Bandeira, além da equipe da SEMMA.

PACOTE DE OBRAS: Além do início da construção dos banheiros da Praça João Pessoa, o Prefeito Alceu Barbosa Velho assina nesta terça-feira a ordem de início da pavimentação asfáltica da rua Jardim Botânico, no bairro Presidente Vargas. Na quarta-feira, entrega pavimentações nos bairros Canyon e Reolon, e na quinta-feira melhorias na Unidade Básica de Saúde do bairro Pioneiro. Ainda esta semana, ocorrem a assinatura da ordem de início da pavimentação do Travessão Leopoldina, no Serrano, e a entrega das reformas do centro comunitário do Jardim Adorado. Na próxima segunda, o Prefeito entrega a pavimentação da Estrada da Cidadania, em Vila Cristina.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Caxias

Nenhum comentário:

Postar um comentário