Pages

quarta-feira, julho 30, 2014

Semana Mundial de Aleitamento Materno de Caxias do Sul destaca objetivos para o desenvolvimento do milênio

Foto: Andréia Copini
A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria da Saúde - Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente, promove de 4 a 8 de agosto a Semana Mundial de Aleitamento Materno nas 47 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e, também, em estabelecimentos de saúde públicos e particulares. A iniciativa desse ano tem como tema “Aleitamento Materno: uma vitória para toda a vida” e terá como foco atuar dentro dos planos para atingir os Objetivos para o Desenvolvimento do Milênio (ODM) em 2015.

A abertura oficial da Semana do Aleitamento Materno 2014 em Caxias do Sul será realizada nesta segunda-feira (04.07), na Unidade Básica de Saúde (UBS) Mariani, às 9h. Na sequência, será realizado um mamaço e um café da manhã com a participação de mães que moram na região.

Na Semana de Aleitamento Materno 2014, as equipes de saúde atuarão com o objetivo de conhecer os ODM e como eles se relacionam com a “Alimentação Infantil Ótima”; conhecer os indicadores de amamentação e alimentação complementar e traçar metas para atingir a “Alimentação Infantil Ótima” para todas as crianças pequenas; priorizar as ações de proteção, de promoção e de apoio da “Alimentação Infantil Ótima” para atingir os Objetivos do Milênio em 2015 e nos anos subsequentes e, por fim, estimular o interesse dos jovens, mulheres e homens pela amamentação, para que compreendam a sua importância para o desenvolvimento adequado das crianças.

Em Caxias do Sul, as equipes de saúde das 47 UBSs participarão de oficinas que objetivam a capacitação dos profissionais, bem como orientação adequada para as mães e pais de crianças que estão em idade de amamentação. As ações no Município terão como foco melhorar os indicadores de Aleitamento Materno.

Saiba Mais:

Os Objetivos para o Desenvolvimento do Milênio consistem em metas que foram planejadas em 8 de setembro de 2000, na Assembleia Geral das Nações Unidades, que devem ser atingidos até 2015. Confira abaixo quais são os ODM:

Acabar com a fome e miséria: a amamentação, de no mínimo dois anos e de maneira exclusiva até os seis meses, proporciona energia e nutrientes de excelente qualidade, auxiliando na prevenção à fome e à desnutrição. O aleitamento é uma forma econômica de alimentar os bebês.

Atingir o ensino básico universal: o aleitamento materno e a alimentação complementar dada de maneira saudável e de boa qualidade, além de fundamentais, reduzem consideravelmente o risco de atraso de crescimento e, por tanto, melhoram o desenvolvimento mental e ajudam no aprendizado.

Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres: o aleitamento materno é um grande “igualador” para meninos e meninas e a melhor forma de iniciar a vida. O aleitamento materno é um direito único das mulheres e deve ser apoiado pela sociedade com leis eficazes de proteção à maternidade.

Reduzir a mortalidade infantil: entre 50% a 60% da mortalidade de crianças menores de cinco anos de idade é consequência da desnutrição, em grande parte por práticas inadequadas de aleitamento materno e da alimentação complementar.

Melhorar a saúde materna: o aleitamento materno é associado a diminuição de perda de sangue pós-parto e osteoporose, diminuição do risco de câncer de mama, de ovário e do endométrio.

Garantir sustentabilidade ambiental: o aleitamento materno auxilia na redução de resíduos industriais, farmacêuticos, além da redução do uso de combustíveis fósseis e de madeira.

Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento: a Estratégia Mundial para a alimentação do lactante e da criança pequena promove a colaboração multisetorial e diversas alianças para ampliar o apoio do desenvolvimento por meio de programas de aleitamento materno e da alimentação complementar.

Confira a programação da Semana Mundial do Aleitamento Materno:

Secretaria da Saúde:
Abertura oficial da Semana Mundial do Aleitamento Materno

Data: 4 de agosto
Horário: 9h
Local: UBS Mariani

Abertura da Semana. Ao final será realizado um mamaço e um café da manhã que vai contar com a presença de mães que moram na região.

Sala de espera com orientações sobre o aleitamento materno
Data: 4, 6 e 8 de agosto
Horário: Das 7h30min às 17h
Local: UBS Planalto Rio Branco

Palestra sobre aleitamento materno no grupo de gestantes
Data: 4 de agosto
Horário: 13h30min
Local: UBS Forqueta

Sala de espera com orientações sobre o aleitamento materno
Data: 5 e 7 de agosto
Horário: 7h30min às 17h
Local: UBS Forqueta

Grupo de Gestante: roda de conversa sobre os benefícios do aleitamento materno para o desenvolvimento da criança e sua família
Data: 5 de agosto
Horário: 12h30min
Local: UBS Mariani

Grupo Só Alegria: orientações sobre os benefícios do aleitamento materno com os Agentes Comunitários de Saúde
Data: 5 de agosto
Horário: 14h
Local: UBS Mariani

Cantinho da Amamentação: mamaço
Data: 6 de agosto
Horário: Das 14h às 16h
Local: UBS São Caetano

Sala de Espera no acolhimento adulto sobre “Aleitamento Materno e os Objetivos do Milênio”
Data: 6 , 7 e 8 de agosto
Horário: 7h30min
Local: UBS Mariani

Sala de Espera na pediatria sobre “Aleitamento Materno e os Objetivos do Milênio”
Data: 6,7 e 8 de agosto
Horário: 13h
Local: UBS Mariani

Visita Domiciliar do Agente Comunitário de Saúde para crianças menores de dois anos e gestantes abordando a importância do aleitamento materno
Data: 8 de agosto
Horário: Das 8h às 17h
Local: bairro Mariani – organizado pela Unidade Básica de Saúde do local

Grupo de gestantes e mães que amamentam
Data: 8 de agosto
Horário: 13h30min
Local: UBS Parque Oásis

A UBS Ana Rech elaborou cartazes sobre aleitamento materno, abordando a importância e os benefícios da amamentação;

As UBSs Cruzeiro, Campos da Serra e São Ciro elaboraram murais informativos sobre os benefícios e a importância do aleitamento materno.

Hospital Geral:
Roda de Amamentação

Data: 1º, 4, 5 e 6 de agosto
Horário: 15h
Local: enfermaria UIO
Público-alvo: gestantes e puérperas internadas; mães da UTI Neonatal

Hora do Mamaço
Data: 2 de agosto
Horário: 14h
Local: enfermaria UIO
Público-alvo: puérperas internadas

VI Seminário Estadual da Semana Mundial da Amamentação e I Seminário Estadual da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil
Data: 7 de agosto
Horário: 8h30min
Local: Ministério Público Estadual – auditório Mondercil Paulo de Moraes
Público-alvo: funcionários participantes da IHAC

Além das atividades agendadas, o Hospital Geral fará distribuição de sapatinhos de bebê com mensagens, com o objetivo de informar sobre a Semana Mundial de Aleitamento Materno e sensibilizar as mães que aguardam na sala de espera e que estão na maternidade do hospital. Na recepção da instituição haverá mural de fotos das funcionárias do HG com os filhos e mensagens sobre amamentação.

Hospital Pompéia:
Grupo AMARmentar

Data: 4 a 8 de agosto
Horário: 15h30min
Local: UTI Neonatal
Público-alvo: pais de recém-nascidos

Palestra de encerramento da Semana Mundial de Aleitamento Materno, com a psicóloga Anabel Teixeira:
Data: 8 de agosto
Horário: 11h
Local: auditório do Hospital Pompéia
Público-alvo: funcionários da instituição de saúde

Os bebês da UTI Neonatal do Hospital Pompéia receberão uma roupinha escrita “Movido a leite materno”. Além disso, serão distribuídas fitas douradas a todos os funcionários, como símbolo da conscientização sobre o aleitamento materno.

Com informações da Assessoria de Comunicação - Secretaria da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário