Pages

sábado, julho 05, 2014

Todos os 8 pretendentes ao governo do RS já registraram candidatura no TRE

As oito chapas que pretendem disputar o governo do Estado do Rio Grande do Sul já encaminharam a documentação para o registro de suas candidaturas no Tribunal Regional Eleitoral gaúcho (TRE-RS).

Todos os políticos têm de anexar ao pedido de registro uma série de documentos para que possam estar aptos à disputa de outubro. Entre outros pontos, é necessário comprovar filiação partidária e domicílio eleitoral, ao menos, desde 5 de outubro de 2013 (um ano antes do primeiro turno) e apresentar certidões criminais negativas, tanto da Justiça Estadual quanto Federal.

O processamento dos pedidos segue rito estabelecido pela Resolução 23.405, do Tribunal Superio Eleitoral (TSE).

O próximo passo da Justiça Eleitoral gaúcha em relação aos registros é a publicação de edital com o nome de todos os postulantes. Após esta publicação, abre-se o prazo de cinco dias para que qualquer candidato, partido político, coligação ou Ministério Público Eleitoral, possa apresentar petição buscando impugnar determinada candidatura.

Segundo o secretário judiciário do TRE-RS, Rogério da Silva Vargas, a publicação do edital deve ocorrer até o dia 10 de julho, conforme as regras estabelecidas pela legislação eleitoral. Para cada registro, é indicado um juiz relator, que analisará as condições de elegibilidade de cada postulante.

Em ordem alfabética, seguem os pretendentes ao governo do Rio Grande do Sul que apresentaram pedidos de registro de candidatura ao TRE-RS:

Ana Amélia Lemos (PP - Coligação "Esperança que une o Rio Grande", composta por PP / PSDB / SDD / PRB)

Carlos Eduardo Vieira da Cunha (PDT - Coligação "O Rio Grande Merece Mais", composta por PDT / PSC / DEM / PV / PEN)

Edison Bilhalva (PRTB)

Humberto Carvalho (PCB)

João Carlos Rodrigues (PMN)

José Ivo Sartori (PMDB - Coligação "O novo caminho para o Rio Grande", composta por PMDB / PSD / PPS / PSB / PHS / PT do B / PSL / PSDC)

Roberto Robaina (PSOL - Coligação "Frente de Esquerda", composta por PSOL / PSTU)

Tarso Genro (PT - Coligação "Unidade Popular Pelo Rio Grande", composta por PT / PTC / PC do B / PROS / PPL / PTB / PR)

Os dados sobre as candidaturas poderão ser acompanhados pelo sistema DivulgaCand2014, disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral. A base de dados do sistema ainda está sendo alimentada.

Com informações da ASCOM/TRE-RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário