Pages

sexta-feira, julho 04, 2014

Cai o número de atingidos pela chuva no RS

Governo do Estado continua no auxílio às vítimas e municípios
Foto: Claudio Fachel/Palácio Piratini

A chuva segue no Estado até pelo menos o próximo domingo (6), e, por conta do clima desfavorável, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul acompanha a situação das cheias e continua auxiliando as pessoas das regiões atingidas. Conforme os últimos dados, divulgados na manhã desta sexta-feira (4), o número de desalojados e desabrigados diminuiu nos 115 municípios que relataram problemas relacionados às fortes chuvas que caem neste início de inverno, o mais chuvoso desde 1983, conforme dados dos institutos de meteorologia.

Segundo a previsão do tempo estendida para os próximos cinco dias pelo serviço de meteorologia da Defesa Civil Estadual, e também com base no relatório do Departamento de Recursos Hídricos do RS, o nível do Rio Uruguai nas áreas próximas a Uruguaiana ainda deverá subir neste sábado (5). Em São Borja, porém, o nível deverá baixar gradativamente a partir do sábado, e, em Itaqui e Uruguaiana, a partir do domingo (6). Assim, a previsão indica retorno ao padrão normal entre a terça-feira (8) e quarta-feira (9).

O relatório divulgado pela Defesa Civil Estadual na manhã desta sexta-feira (4) aponta 67 municípios em situação de emergência e dois (Iraí e Barra do Guarita) em estado de calamidade pública. Mesmo com mais cidades relatando problemas, o número de desabrigados e desalojados segue reduzindo, com muitos dos atingidos já retornando para suas casas. O balanço divulgado às 11h desta manhã enumera 15.670 pessoas fora de suas residências, sendo 1.624 desabrigadas e 14.046 desalojadas. Na última terça-feira (2), eram mais de 22 mil indivíduos com casas alagadas.

Ações
No momento, o Governo do Estado, em parceria com as cidades atingidas, está na fase de auxílio emergencial às famílias e aos municípios. Tão logo cessem as enxurradas e as águas dos rios que transbordaram comecem a baixar, outras ações serão efetuadas para minimizar os danos sociais e econômicos. São eles:

1) Ações Emergenciais (que já estão sendo executados);
2) atendimento às pessoas;
3) atendimento aos municípios;
4) atendimento aos Empreendedores; e
5) atendimento aos Agricultores.

Vítimas
Até agora duas pessoas já tiveram a morte confirmada por conta das enxurradas. Eracildo Luiz Assmann, 56 anos, do município de Arroio do Tigre, localidade de Arroio Caixão foi encontrado morto. O mesmo ocorreu com José Lindomar da Silva, no município de Jacutinga. Paula Phon, 23 anos, também na localidade de Arroio Caixão, em Arroio do Tigre, segue desaparecida e os bombeiros seguem com as buscas.

Chuva
De acordo com os sistemas de meteorologia da Defesa Civil, a chuva que caiu forte na madrugada desta sexta-feira pode agravar ainda mais a situação de algumas regiões, principalmente na Fronteira Oeste e alguns pontos do sul do Estado. Esse período de instabilidade deve permanecer pelo menos até domingo em todas as regiões do Rio Grande do Sul.

Sala de Situação
No início desta semana, Tarso Genro instituiu a Sala de Situação, que diariamente reúne secretários de Estado no Palácio Piratini para seguir com as ações emergenciais já adotadas com eficiência pelo Estado, através da Defesa Civil, tratar das medidas de médio e curto prazo e, por fim, das soluções de longo prazo.

Municípios em situação de emergência:

Norte: Áurea, Barão de Cotegipe, Camargo, Centenário, Cruzaltense, Erval Grande, Estação, Faxinalzinho, Floriano Peixoto, Gaurama, Ibirapuitã, Jacutinga, Machadinho, Marcelino Ramos, Nicolau Vergueiro, Paulo Bento, Ponte Preta, Rio dos Índios, Rondinha, Trindade do Sul e Vanini.

Centro: Candelária, Cerro Branco, Espumoso, Itaara, Lagoa dos Três Cantos, Novo Cabrais e Paraiso do Sul.

Noroeste: Alpestre, Caiçara, Cerro Grande, Chiapeta, Coronel Bicaco, Crissiumal, Cristal do Sul, Derrubadas, Erval Seco, Esperança do Sul, Frederico Westphlen, Jaboticaba, Miraguaí, Novo Barreiro, Novo Tiradentes, Palmitinho, Pinhal, Pinheirinho do Vale, Planalto, Rodeio Bonito, Sagrada Família, São José das Missões, São Martinho, Seberi, Sede Nova, Tiradentes do Sul, Três Passos, Vicente Dutra, Vista Alegre e Vista Gaúcha.

Missões: Garruchos, Pirapó, Porto Lucena, Porto Mauá, Porto Vera Cruz, Porto Xavier, Roque Gonzáles e São Nicolau.

Vales: Venâncio Aires.

Estado de Calamidade Pública: Iraí e Barra do Guarita.

Doações
Quem puder fazer doações de roupas, cobertores e alimentos pode entrar em contato com a Defesa Civil pelos telefones (51) 3288.6781 ou (51) 8443.7446, ou buscar um dos pontos de arrecadação listados abaixo:

- Central de Doações da Defesa Civil, no Centro Administrativo Fernando Ferrari, em Porto Alegre (Avenida Borges de Medeiros, nº. 1501)

- Central de Comando da Defesa Civil, em Frederico Westphalen (Rua José Cañellas, nº258, Centro, 1º andar).

- Regionais de Defesa Civil (vejo o endereço das unidades no site).

- Pontos de coleta de donativos da Campanha do Agasalho 2014: Lojas da Rede Zaffari; Secretaria Estadual de Educação; Restaurante do Centro Administrativo do Estado; Banrisul do Centro Administrativo do Estado; Atacadão Almoxarifado Gravataí; Atacadão Almoxarifado Sertório; Pão dos Pobres; Hospital de Clinicas; Escola de Educação Infantil do Centro Administrativo do Estado; Escola de Educação Física da Brigada Militar (ESEF BM);Palácio Piratini; Secretaria Estadual da Agricultura; Colégio Militar de Porto Alegre; CTG Caminhos do Pampa; Escola de Ensino Fundamental Medianeira; Emater; Agências do Banco do Brasil; Casa de Cultura Mário Quintana; Centro Estadual de Treinamento Esportivo (CETE); Associação dos Taxistas de Canoas; Arquivo Público; Receita Federal; Associação Atlética Banco do Brasil; Secretaria Estadual da Fazenda; Secretaria da Segurança Pública; Pimentinha Brechó Kids; Estações do Trensurb; IPE (Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul); FEPPS (Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde); Morano Imobiliária; Troca Transporte; Sul Games (Canoas Shopping); Sul Games (Shopping do Vale) Cachoeirinha; Sul Games (Bourbon Shopping) São Leopoldo; Sul Games Espaço Vídeo Bom Fim; Sul Games Espaço Vídeo 24 de Outubro; Nella Pietra Pizza (Av. Coapcabana); Nella Pietra Pizza (Moinhos de Vento); Nella Pietra pizza (Centro de Canoas); Sindicato dos Vigilantes do Rio Grande do Sul (Rua Voluntários da Pátria nº 595, sala 501); Instituto de Bio Ciências da UFRGS (Campus do Valle); Cientec; Vera Zaffari Arquitetura (Centro Comercial Moinhos de Vento).

Com informações do Governo do RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário