Pages

5 de agosto de 2014

Exposição sobre Cuba reúne fotografias de Lisette Guerra em Porto Alegre

Foto: Lisette Guerra/Divulgação PMPA

A Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria da Cultura inaugura nesta quinta-feira, 7, às 19h, a exposição Cuba, da fotógrafa Lisette Guerra. A exposição reúne mais de 50 fotografias, realizadas ao longo de diversas viagens da fotógrafa gaúcha à ilha caribenha entre 2009 e 2013. A mostra será no segundo andar da Usina do Gasômetro, oferecendo ao público um registro das cores, belezas naturais, arquitetura, expressões culturais, gastronomia e principalmente do povo cubano. A exposição permanece em cartaz até 14 de setembro e pode ser visitada de terças a domingos, das 9h às 21h. A entrada é franca.

A exposição é acompanhada por um livro, cujas imagens traduzem o encantamento da fotógrafa por Cuba, motivado, inicialmente, pela dança e pelos ritmos musicais da ilha. Esses foram os pontos de partida para a jornada da fotógrafa pelo país insular caribenho, que começou pela capital, Havana, com sua importância histórica, e seguiu para o interior cubano, onde Lisette testemunhou o cotidiano de pequenas cidades, locais históricos e visitou praias paradisíacas.

“Mesmo que não seja uma visão integral da realidade do país – que às vezes é dura também, como em tantos outros países do mundo –, criei minha ficção possível a partir do que se mantém como mais encantador em Cuba: a cultura das pessoas, a solidariedade que cultivam, a aura poética dos casarios antigos, o ar de nostalgia, a natureza exuberante, a população tão afetuosa quanto a brasileira”, afirma Lisette sobre seu trabalho.

O livro - com 300 páginas, formato 27cm x 27cm e capa dura, poderá ser adquirido ao longo da exposição. O texto de apresentação é assinado pelo escritor Ignácio de Loyola Brandão, que relembra um pouco da história da revolução socialista na ilha e seu envolvimento pessoal com o país. O livro foi vencedor do 10º Prêmio Gaúcho de Excelência Gráfica, na categoria Livros Culturais e de Arte, 2014, concurso anual da Abigraf-RS (Associação Brasileira da Indústria Gráfica-RS).

A autora - Formada em jornalismo e publicidade, Lisette Guerra, gaúcha, começou a fotografar profissionalmente nos anos de 1980. Ao longo de duas décadas, publicou suas imagens no jornal Zero Hora. Trabalhou com algumas das mais importantes modelos brasileiras, que confirmaram o gosto, o talento e a sensibilidade da fotógrafa-jornalista diante de seu tema favorito: gente. Fez diversas exposições individuais e suas fotos estiveram em exibição em Nova York, Buenos Aires, Roma e nas principais capitais brasileiras. No começo dos anos 2000, foi correspondente, na Itália, da revista Quem Acontece e, paralelamente às atividades no fotojornalismo e na publicidade, investiu em outra de suas paixões, os livros. É autora dos livros Retrato de Modelo (Jornal Zero Hora e L&PM Editores), Pai & Mãe: Visão Singular de um Tema Eterno; e coautora de Figurino – Uma Experiência na Televisão (Editora Paz e Terra).

Com informações da Prefeitura de Porto Alegre

0 comentários:

Postar um comentário