Pages

segunda-feira, agosto 18, 2014

Inicia a 7ª Semana da Fotografia de Caxias

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria da Cultura (Unidade de Artes Visuais, Unidade de Cinema e Vídeo, Museu Municipal e Arquivo Histórico Municipal), em parceria com a Universidade de Caxias do Sul, Clube do Fotógrafo de Caxias e o fotógrafo J.A. Selbach Junior, realiza a partir de segunda-feira (18) a 7ª Semana da Fotografia de Caxias do Sul.

A programação inicia às 15h com o Matinê às 3, com a exibição do filme ““Momentos Eternos de Maria Larssons”*,” na Sala de Cinema Ulysses Geremia, no Centro de Cultura Ordovás, que apoia o evento. Às 20h, ocorre a solenidade de abertura oficial da Semana, com a abertura da exposição Joel Jordani PRESENTE**, no Museu Municipal.

A Semana da Fotografia segue até o dia 23, com oficinas, exposições, apresentações de filmes, palestras e workshops, em diferentes locais, gratuitamente. Confira a programação completa no anexo.

DIA 18 DE AGOSTO - SEGUNDA-FEIRA

*MOMENTOS ETERNOS DE MARIA LARSSONS
Direção: Jan Troell
Elenco: Maria Heiskanen, Mikael Persbrandt, Jesper Christensen, Callin Öhrvall e Amanda Ooms.
Gênero: Biografia | Drama
Classificação Indicativa: 12 anos.
Duração: 131 minutos.
Sinopse: Na Suécia do início do século 20, numa era de mudança social e pobreza, a jovem operária Maria Larsson ganha uma câmera fotográfica na loteria. A lente da câmera permite a Maria ver um mundo diferente, sob uma nova perspectiva. É como se ela tivessa ganhado novos olhos. Mas o objeto também se torna uma verdadeira ameaça para ela, uma vez que o alcoólatra, mulherengo e abusivo marido sente-se enciumado. Sobretudo quando ele descobre que um jovem e atraente fotógrafo chamado Pedersen está se aproximando de sua esposa.
Cartaz em anexo

**EXPOSIÇÃO JOEL JORDANI PRESENTE
Com curadoria de Guilherme Jordani e Silvana Boone, abrindo oficialmente a programação da Semana e traz o fotógrafo caxiense Joel Jordani (1952 – 2010) como homenageado do evento. Composta por dois núcleos expositivos, o primeiro expõe um conjunto de quase 40 fotografias e o segundo núcleo homenageia o criador dessas imagens através de fotografias pessoais e de objetos significativos da sua prática fotográfica. A exposição apresenta uma mínima parte da obra do fotógrafo, a partir de um recorte feito em um acervo de mais de 300 mil imagens produzidas ao longo de mais de três décadas, de forma analógica e digital. O conjunto exposto apresenta imagens, que mesmo datadas, possuem uma carga estética atemporal. Também apresenta um vídeo-documentário com inúmeras imagens produzidas por Joel Jordani e por amigos, fotógrafos e colegas do Clube do Fotógrafo de Caxias, ao qual foi sócio-fundador desde 1980. A produção é de Paquito Masiá Firma. A mostra permanece aberta à visitação até o dia 1º de novembro
Convite em anexo

Com informações do Departamento de Comunicação – Secretaria da Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário