Pages

segunda-feira, agosto 04, 2014

Mamaço marcará abertura da Semana do Aleitamento Materno em Bento Gonçalves

Nesta segunda-feira, dia 4 de agosto, a Via del Vino receberá mamães com seus bebês para o 1º Mamaço de Bento Gonçalves, a partir das 14h. O ato marcará a abertura da Semana Mundial do Aleitamento Materno, comemorada entre os dias 1 e 7 de agosto.

De acordo com a enfermeira, Núbia Beche, coordenadora da programação, o objetivo é reunir o maior número de mães amamentando ao mesmo tempo. "Amamentar é a maneira mais saudável e natural de alimentar o bebê e precisamos difundir esta prática", comenta.

Com o tema "Amamentar, uma vitória para toda a vida", as ações programadas para a semana objetivam conscientizar a população sobre a importância de amamentar as crianças. No município, uma série de atividades serão desenvolvidas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Grupo de Aleitamento Materno (GRAM), que desde 2009 trabalha fortemente nas ações de promoção da amamentação.

A programação do dia 4 inclui ainda a palestra "Vínculo Mamãe e bebê", com as psicólogas Karina Paggi e Tatiana Valenti, além de orientações com a odontopediatra Talita Carniel Postingher, e participação de diversos outros profissionais que estarão orientando sobre a importância da ginástica pós-parto e o modo de fazer a massagem Shantala em bebês. Haverá também distribuição de lanche e presença da cabeleireira Fernanda Cao, disponível para embelezar as mamães participantes do Mamaço.

Os demais dias contarão com uma série de ações educativas nas Unidades de Saúde dos bairros. Alguns pontos contarão também com o Cantinho da Amamentação. A programação se encerra no dia 7, com participação de diversos profissionais da saúde no VI Seminário Estadual da Semana da Amamentação e I Seminário Estadual da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, que ocorre em Porto Alegre, na Assembleia Legislativa. Durante todo o período, a Pipa-Pórtico e a Prefeitura contarão com iluminação dourada, cor símbolo do evento.

Programação - 1º Mamaço de Bento Gonçalves e Solenidade de Abertura

Quando: 4 de agosto

Onde: Praça Via del Vino, a partir das 14h

- Nas Unidades de Saúde: CRMI - 07/08- Encontro de Grupo de gestantes

ESF Santa Marta - 04/08 - Oficina com Gestantes e puérperas na Unidade

ESF Ouro Verde - 06/08 - Sala de Espera a Gestante

ESF Vila Nova - 08/08 - Tarde Comemorativa no Salão da Comunidade sobre Aleitamento Materno, com sorteio de um berço e uma banheira cheia de presentes para o bebê

ESF Progresso II - 07/08 - às 15h, Chá do Aconchego com participação da Psico, nutricionista e dentista onde, será entregue um mimo para cada mãe ou gestante

- Visita às Unidades de Saúde que aderiram ao Cantinho da Amamentação, a serem realizadas pela Primeira Dama e representantes do GRAM no dia 09/08, nos turnos manhã e tarde, com entrega do Certificado para Unidade participante da VI Edição do Cantinho da Amamentação;

- De 01 a 07/8 - Centro de Fisioterapia fará Mural com tema: "Boa Postura para Amamentação"

- De 01 a 07/8 - Salas de Espera sobre amamentação: UBS Central, CAPS I, ESF Barracão, ESF Zatt, UBS São Pedro, São Valentim, Conceição, Zona Sul, CRMI, Eucaliptos, Licorsul, Municipal, Aparecida, Ouro Verde.

Demais Unidades participantes farão Murais Educativos na recepção das unidades de Saúde do município de Bento Gonçalves.

-Participação no VI Seminário Estadual da Semana da Amamentação e I Seminário Estadual da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, que levará 15 profissionais da área da saúde do município no dia 07/08 para Porto Alegre.

Com informações da Assessoria de Comunicação Social Prefeitura de Bento Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário