Pages

quarta-feira, agosto 06, 2014

UCS e Prefeitura de Caxias do Sul firmam parceria para Escola de Tempo Integral

Foto: Claudia Velho

A Universidade de Caxias do Sul e a Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Educação, acertaram a parceria que oportuniza um espaço de estudos na Cidade Universitária para cerca de 130 crianças residentes no Loteamento Campos da Serra. Essas crianças são alunos da Escola Integral Governador Leonel Brizola (a quarta escola de tempo integral implantada pelo município e que está em construção).

A parceria entre UCS e Prefeitura Municipal não prevê somente o espaço disponibilizado. O chefe de Gabinete da Reitoria, professor Gelson Leonardo Rech, explica que "a parceria também se dá no âmbito pedagógico na medida em que o Centro de Ciências Humanas e da Educação, com seus professores, desenvolverá atividades junto a escola. Nesse sentido mesclam-se os saberes e aproxima-se a academia da Educação Básica. Além de ser um amplo espaço para as investigações do Mestrado em Educação e do futuro Doutorado que está sendo encaminhado ao MEC para a aprovação, a iniciativa alinha-se ao projeto de desenvolver, na UCS, uma Escola de Aplicação".

O pró-reitor Acadêmico, professor Marcelo Rossato, ressalta que essa parceria, ao atender a demanda interna da Instituição apresentada por professores da área de Ciências Humanas e Educação, “de aplicarem o conhecimento dentro de uma escola, servirá como um projeto piloto, envolvendo os diferentes cursos de licenciaturas. Trata-se de uma possibilidade de trabalharmos com novas metodologias de ensino”. Os acadêmicos dos cursos de Licenciatura da UCS terão, também, de acordo com o pró-reitor Acadêmico, "a ampliação de seus campos de estágios, que desde o ano passado já atuam com o Programa Institucional de Iniciação à Docência da UCS (Pibid-UCS)".

A professora Flávia Fernanda Costa, da Coordenadoria Pedagógica, enfatiza que essa é uma oportunidade em que todos são beneficiados. "A Universidade tem um espaço de aplicação de conhecimentos e os alunos da escola têm uma perspectiva de futuro: eles estarão inseridos no universo de pesquisa e irão conhecer um universo mais amplo e cheio de oportunidades para eles”.

Caberá à UCS, neste primeiro momento em que a Cidade Universitária recebe os alunos da Escola Integral Governador Leonel Brizola, conhecer os projetos que possam surgir da Escola e apresentar projetos que poderão ser desenvolvidos. "Sabemos que o lugar desses alunos é na sua comunidade, mas abrimos uma perspectiva de futuro, para que possam almejar à Universidade. Podemos proporcionar uma interlocução entre o projeto da escola – o seu eixo de trabalho – com o que o Centro de Ciências Humanas e da Educação possa oferecer", explica Flávia, ressaltando que a Universidade irá trabalhar com a formação dos professores que atuam com esses alunos.

Para a secretária Municipal de Educação, Marléa Ramos Alves, a parceria “oportuniza a semeadura de uma proposta educacional ousada na qual Educação Básica e Academia mesclam saberes e desafiam mestres. Para os alunos da Escola, a permanência em Tempo Integral na Escola, com ampliação de carga curricular, diversidade nas atividades e ênfase na Educação Integral, converge para a busca da autonomia e o protagonismo para uma nova história”, conforme o seu texto "De mãos dados com o Município".

O desafio, segundo a secretária, também surge para "os mestres acadêmicos, licenciados e bacharéis, sonhadores e pragmáticos, tão diferentes e tão convergentes quando se trata de Educação. A mescla de saberes acontece em sala de aula, onde educadores da Rede Municipal aplicam conhecimentos adquiridos na Academia, existindo a possibilidade de esclarecer dúvidas, trazer alternativas, num ambiente no qual o limite entre a Educação Básica e o Ensino Superior é apenas uma questão física".

No próximo sábado, dia 9 de agosto, no Bloco J da Cidade Universitária, às 8h30min o Prefeito Municipal Alceu Barbosa Velho e o reitor Evaldo Kuiava irão formalizar a parceria, com a presença dos professores da Escola, dos alunos e seus pais.

Com informações da UCS

Nenhum comentário:

Postar um comentário