Pages

sexta-feira, agosto 08, 2014

Unacon inicia na segunda-feira o Serviço de Radioterapia

Foto: Andréia Copini

A Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital Geral de Caxias do Sul inicia, nesta segunda-feira, dia 11 de agosto, o serviço de radioterapia.

A Unacon abriga serviços de quimioterapia e radioterapia para tratamento adulto e pediátrico com atendimento pelo Serviço Único de Saúde (SUS). Anexo ao Hospital Geral, o prédio da Unidade tem dois andares e ocupa uma área de 3.314 m², com oito consultórios para radioterapia, 12 consultórios para quimioterapia, 20 cadeiras para aplicação de quimioterápicos para pacientes adultos e quatro cadeiras de aplicação de quimioterápicos para pacientes infantis.

Por meio do projeto EXPANDE do Instituto Nacional do Câncer (INCA), que tem como objetivo a ampliação da assistência oncológica no Brasil, e em parceria com o Estado e o Município de Caxias do Sul, o Ministério da Saúde destinou recursos para a construção da área física. A obra teve um custo de R$ 5,1 milhões, sendo que o valor de R$ 3,7 milhões foi repassado pelo Ministério da Saúde e o valor restante pelo Governo do Estado. Os equipamentos foram doados pelo Ministério da Saúde.

Para receber atendimento na Unacon, o paciente precisa ser encaminhado por um médico de uma Unidade Básica de Saúde do município de Caxias do Sul ou de municípios da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde. As consultas são agendadas diretamente pela Central de Regulação Ambulatorial (CRA) da Secretaria Municipal da Saúde de Caxias do Sul.

Radioterapia
No serviço de radioterapia da Unacon, os equipamentos são de alta complexidade e, por isso, o prédio conta com uma estrutura física específica. O acelerador linear é um equipamento que produz feixes de raios-X e elétrons com alta energia, que são utilizados para tratamento de vários tipos de tumores benignos e malignos, e também de algumas lesões de pele. O aparelho foi instalado em uma sala com paredes de concreto de alta densidade e funciona como um tubo de raios-X convencional, porém produz radiações com energia mil vezes superior. O atendimento, no primeiro andar da Unidade, será realizado por uma equipe formada por seis técnicos de radioterapia, seis médicos radio-oncologistas, dois físicos-médicos, uma enfermeira, uma técnica de enfermagem e duas recepcionistas.

Serviço de Oncologia
Além dos serviços de radioterapia e quimioterapia, a Unacon mantém outros serviços, como o atendimento de nutricionista, de psicóloga e de assistente social, se caracterizando como um Centro Multidisciplinar em Oncologia, prestando uma assistência especializada, unindo as áreas de oncologia clínica, cirurgia e radioterapia em um único local.

A transferência dos serviços de oncologia (que funcionavam no prédio do HG) para a Unacon ocorreu em maio deste ano. E, no mês de julho, foram registrados 1.038 atendimentos. No segundo andar da Unacon, funciona a sala de aplicação de quimioterapia adulto e infantil, e mais 12 consultórios, sendo que no mês de julho foram realizados 1.110 tratamentos no serviço de oncologia.

Com informações da UCS

Nenhum comentário:

Postar um comentário