Pages

8 de agosto de 2014

Justiça Eleitoral realiza simulado das eleições em todo o Brasil

Até o dia 13 de agosto, a Justiça Eleitoral realizará em todo o Brasil um simulado das eleições. Durante o processo, serão testados pelos Tribunais Regionais Eleitorais, simultaneamente, em todas as zonas eleitorais, todos os hardwares e softwares a serem utilizados nas Eleições 2014.

O objetivo é atingir o máximo da produtividade dos sistemas para detectar possíveis ocorrências e realizar ajustes, se necessário. O procedimento não encerra os testes nas urnas eletrônicas e sistemas do próximo pleito. “Vamos testar desde a carga das urnas até a transmissão dos dados. No dia 8 de agosto teremos 100% da totalização de votos simulados para o primeiro turno e no dia 13 finalizamos o segundo turno”, explicou José de Melo Cruz, coordenador de sistemas eleitorais do TSE.

Já está agendado novo simulado, de 5 a 13 de setembro, conforme cronograma de planejamento do TSE. Segundo José Melo, os próximos testes serão como um “ensaio geral” para as eleições e não será avaliado o desempenho dos sistemas ou realizado ajustes, considerando que na ocasião todos os softwares já estarão lacrados.

Fábrica de testes

Em 2008, a Secretária de Tecnologia da Informação criou a Fábrica de Testes (Fates), seção que realiza de forma constante testes nos sistemas e tem como atribuição planejar, gerenciar, realizar, avaliar e melhorar as atividades de testes de softwares críticos do TSE. Além da Fábrica de Testes (Fates), a Coordenadoria possui ainda outras quatro seções para desenvolvimento de sistemas e seus componentes. São elas: Seção de Processamento de Eleições 1 (Sepel 1), Seção de Cadastro de Eleitores (Secad), Seção de Voto Informatizado (Sevin) e Seção de Processamento de Eleições 2 (Sepel 2).

Com informações do TSE

0 comentários:

Postar um comentário