Mar, história e Tolkien agitam a "Cidade Amistosa"
À beira de lindas praias e com muita história, área ligada a Nelson Mandela Bay é um dos destinos mais procurados do país
Província: Cabo Oriental
Área: 1845 km2
População: 1,005 milhão
Altitude: 1400 m
Site: nelsonmandelabay.gov.za/
Estádio: Nelson Mandela Bay
Port Elizabeth - ou, para os íntimos, “PE” – é conhecida como “Cidade Amistosa” por razões compreensíveis: à beira de lindas praias e com muita história para contar como uma das cidades mais antigas do pais, é um dos destinos mais procurados da África do Sul.
Desde 2001, Port Elizabeth faz parte da Municipalidade Metropolitana de Nelson Mandela Bay. Sua arquitetura é uma das mais destacadas de todo o pais, e uma maneira clara de passar por tudo o que há de especial é caminhar pela Trilha Donking, que percorre 47 lugares históricos.
Mas além de lindas praias - como a Humewood, a Hobie, a Wells Estate e a King’s Beach – e da arquitetura da cidade, Port Elizabeth é também um excelente ponto de partida para se curtir a uma natureza impressionante, ilustrada pelo Parque Nacional Ado, o Kragga Kamma e o vilarejo de Hogsback – que, segundo os locais, teria sido fonte de inspiração para J.R.R. Tolkien (um sul-africano de Bloemfontein) imaginar a Terra Média de “O Senhor dos Anéis”
História
Os primeiros colonizadores britânicos chegaram à região – até então ocupada por integrantes da etnia Xhosa – em 1820. Houve brigas e resistência, mas os comandados da Rainha forçaram a barra devido à localização estratégia para transformar aquele num porto de entrada na África do Sul pelo Oceano Índico. O nome “Port Elizabeth” foi dado pelo fundador Sir Rufane, na época governador do protetorado britânico conhecido como Colônia do Cabo, cuja esposa Elizabeth havia falecido pouco antes.
Só para boleiros
Motivo de orgulho nacional, estádio moderno é o primeiro da região a ser dedicado exclusivamente ao futebol
Estádio: Nelson Mandela Bay
Cidade: Port Elizabeth
Capacidade: 48 mil
Construção: 2009
Inaugurado em 2009, o estádio se tornou o primeiro da região dedicado exclusivamente ao futebol. Isso deixa de ser tão estranho quando se constata que uma área metropolitana tão grande não tem um clube sequer na primeira divisão do país.
De qualquer forma, a construção foi caprichada: a arquitetura do Nelson Mandela Bay é bonita e moderna, e a vista que se tem do lago North End é das mais espetaculares. Ter conseguido concluir o estádio – que receberá um jogo de quartas-de-final e ainda a disputa do 3º lugar – um ano antes do início do Mundial foi um dos grandes orgulhos dos sul-africanos em seu período de preparativos.
Jogos em Port Elizabeth/Royal Bafokeng
Grupo Dia/Hora Confronto
B 12/06/2010 - 08:30 Coréia do Sul X Grécia
G 15/06/2010 - 11:00 Costa do Marfim X Portugal
D 18/06/2010 - 08:30 Alemanha X Sérvia
H 21/06/2010 - 15:30 Chile X Suíça
C 23/06/2010 - 11:00 Eslovênia X Inglaterra
Fonte: IG
Nenhum comentário:
Postar um comentário