Pages

domingo, abril 10, 2011

A história da S.E.R. CAXIAS - 1ª Parte

A S.E.R. Caxias completa neste domingo, 10 de abril de 1011, 76 anos, confira a 1ª Parte do Especial: O Início.

1935 - O Início

O Grêmio Esportivo Flamengo (atual Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul) foi fundado no dia 10 de abril de 1935. O time nasceu da fusão dos clubes Rio Branco e Rui Barbosa.

As circunstâncias que envolveram o surgimento do Flamengo, estão diretamente ligadas ao seu mais tradicional rival, o Juventude. Germano Pisani, presidente do Rio Branco, procurou o presidente do Rui Barbosa, Sílvio Toigo e propôs uma fusão entre os clubes. Eles pensavam que se unindo forças iriam ter condições de enfrentar os maiores rivais, especialmente o Juventude que dominava o futebol de Caxias do Sul na época.

A primeira diretoria do Grêmio Esportivo Flamengo foi formada por Sílvio Toigo (presidente), Bôrtolo Facchin e Germano Pisani (vice-presidentes), Alfredo Caberlon e Mário Menegaz (secretários), Guerino Bedin e Ítalo Bertuzzi (tesoureiros).

A fundação do Flamengo ocorreu na casa 310 da Avenida Rio Branco (antes casa 36), onde era a sede do Rio Branco, do qual compareceram torcedores, dirigentes e jogadores dos dois times, e ficou acertada a fusão. As cores foram herdadas dos dois clubes, sendo o azul e branco do Rio Branco e bordô e branco do Rui Barbosa.

O primeiro jogo da história do Flamengo foi no dia 28 de junho. Na oportunidade, o time caxiense venceu os Universitários de Porto Alegre, por 3 a 1 no campo do Maguary em Caxias do Sul.

No dia 04 de agosto de 1935, é disputado o primeiro clássico Fla-Ju da história. Essa partida foi também o primeiro jogo oficial na história do Grêmio Esportivo Flamengo, que venceu o arqui-rival Juventude por 3 a 1.

1937 - Primeiro título

Em 1937 o clube foi campeão pela primeira vez em Caxias, dando o troco no Juventude, ao perder a edição do ano anterior. Em 1942 acabou vencendo novamente outro título.

1947 - Campeão Citadino

Em 1947, o Grêmio Esportivo Flamengo retorna ao futebol depois de três anos sem participar de campeonatos (nos anos de 1944, 45 e 46, o clube fechou o seu departamento de futebol).

O dia 06 de junho de 1947 marcou a volta do Grêmio Esportivo Flamengo aos gramados, quando goleou o Fluminense de Caxias do Sul por 5 a 1, partida válida pelo Campeonato Citadino.

No dia 22 de outubro, o clube conquista o Campeonato de Caxias num jogo eletrizante disputado no Estádio Quinta dos Pinheiros. Após estar perdendo por 2 a 0, o Grêmio Esportivo Flamengo empatou em 2 a 2 com o Juventude levando o jogo para a prorrogação. Detânico e Sady marcaram os gols no tempo normal. Na prorrogação, Letty marcou para os grenás conquistando o título caxiense de 1947.

Depois foi campeão citadino em 1948 e no ano de 1953. Nos anos de Flamengo se destacaram vários nomes, como Herry Detânico e Laércio, naquele time que conseguiu fazer frente ao Juventude na cidade.


1951 - Construção da Baixada Rubra

No ano de 1951 foi inaugurado o estádio próprio do Flamengo, a Baixada Rubra. A primeira partida do novo estádio foi no dia 25 de fevereiro com a vitória do Grêmio sobre o Flamengo pelo placar de 6 a 1. O atleta Torres, do Flamengo que marcou o primeiro gol do estádio foi contratado posteriormente pelo próprio Grêmio.

Com o passar dos anos, o estádio foi sendo reformado com cercamento do campo com tela e a construção das primeiras arquibancadas. Em 1963 foi lançado um projeto para um estádio completamente novo.





1954 - Divisão de Honra

No dia 03 de janeiro de 1954, o Grêmio Esportivo Flamengo conquista o título de Campeão Estadual da 2ª Divisão de Profissionais ao vencer o Nacional em Cruz Alta por 4 a 1.

Com isso, o clube pleiteou uma vaga na primeira divisão de honra na temporada de 1954. Com a vaga conquistada, o Flamengo foi o primeiro clube não pertencente de Porto Alegre e grande Porto Alegre a disputar a divisão de honra em 1954.

Antes da estreia, o time conquistou o Torneio Início na final contra o Juventude. O campeonato reunia todas as equipes participantes da Divisão de Honra.

1960 - Invicto

Após um tropeço em 1959, o clube retorna á divisão de honra do Rio Grande do Sul com o título invicto da Divisão de Acesso.

No dia 13 de novembro de 1960, vence o Santa Cruz no estádio dos Plátanos por 3 a 0.


1963 - Fita Azul - Argentina

Em 1963, de nove de abril a 16 de maio de 1962, o Flamengo disputou 12 jogos amistosos na Argentina.


O time volta invicto e é condecorado com a fita azul. O clube além de ficar mais reconhecido, ganhou também a experiência internacional.


1971 - Termina o clico Grêmio Esportivo Flamengo


No dia 05 de dezembro de 1971, é realizado o último jogo com a denominação Grêmio Esportivo Flamengo, no empate de Flamengo 0 x 0 Barroso de São José pela Taça Governador do Estado. O time grená foi vice-campeão da competição.

Querendo formar um futebol mais forte na cidade, a diretoria dos rivais Flamengo e Juventude optaram por fundir os times e formar uma nova força na cidade no dia 14 de dezembro de 1971: a Associação Caxias de Futebol.

No começo achavam que a fusão iria dar certo, o público aumentou nos estádios, embora alguns pararam de torcer por não gostarem da decisão.

No dia 20 de fevereiro de 1972, foi transmitido pela TV Difusora, o primeiro jogo em cores no Brasil. A partida entre Associação Caxias de Futebol e Grêmio Foot Ball Porto Alegrense, realizada na Baixada Rubra, terminou empatada sem gols.

A fusão no entanto acabou dando errado, e em 1975 ela foi desfeita, sendo que o Juventude passou a ser um time normal.

Mesmo com as dificuldades, continuaram tendo dois clubes na cidade, e no dia 17 de Outubro de 1975, com um planejamento articulado pelo empresário Francisco Stedile, houve a mudança de nome de Grêmio Esportivo Flamengo para Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul, mantendo as cores do Flamengo.

----
Créditos: Arquivo Grená, História dos clubes nacionais, Lucas Scherer, Luiz Erbes, Rádio Caxias AM, Rádio São Francisco AM e S.E.R. Caxias


--------
1ª Parte - O início
1ª Parte - O início [PODCAST]
2ª Parte - O começo da era S.E.R. Caxias
2ª Parte - O começo da era S.E.R. Caxias [PODCAST]
3ª Parte - O ano do principal título da história do clube - Campeão Gaúcho
3ª Parte - O ano do principal título da história do clube - Campeão Gaúcho [PODCAST] (COM GOLS DA FINAL)

Um comentário: