
2000 – O ano do principal título da história do clube - Campeão Gaúcho
Em 2000 o clube também mostrou que não era só o Juventude que estava em boa fase. No Estadual surpreendeu a todos, com um time que tinha como destaques Jairo Santos, Jajá, Gil Baiano, ente outros.




2001 - Disputa Judicial
Em 2001 o Caxias fez uma excelente campanha na Série B, chegando a fase final, quando disputou um jogo eletrizante com o Figueirense no Orlando Scarpelli em Florianópolis, ficando em 1 a 0 para o time catarinense e encerrado o jogo mais cedo após a invasão da torcida catarinense ao gramado.
O time grená entrou na justiça para conseguir o acesso, no entanto o Figueirense ficou com a vaga na elite do futebol nacional.
A partida foi anulada, mas o gol do Figueirense ficou mantido, dando assim, a vaga ao time catarinense na primeira divisão do Campeonato Brasileiro, com um julgamento até hoje suspeito.

Após oito anos, o Caxias voltou a levantar a taça de melhor do estado nas categorias de base.
O time grená sagrou-se campeão com um empate em 2 a 2 com o São José de Cachoeira do Sul, no Estádio Joaquim Vidal.
A ótima campanha do time comandado pelo técnico Ademir dos Reis resume-se nas 13 vitórias e cinco empates conquistados nos 20 jogos disputados no decorrer do campeonato.

Foi contra o Brasil de Farroupilha, no Estádio das Castanheiras, que o Caxias sagrou-se Bi-Campeão Gaúcho de Juniores.
Sob o comando de Péricles da Costa, o clube chegou na semifinal e decidiria a vaga no quadrangular final em dois clássicos Ca-Jus.
No primeiro jogo, disputado no Estádio Alfredo Jaconi, venceu o Juventude por 1 a 0. Na partida de volta, no Centenário, a equipe grená venceu por 3 a 2, garantido a vaga.
Na estreia do quadrangular, o Caxias venceu o Inter no Beira Rio por 3 a 2. na sequência, derrotou o Brasil de Farroupilha no Centenário por 2 a 0 e perdeu para o Guarani de Venâncio Aires fora de casa por 3 a 1.
No returno venceu o Guarani por 1 a 0 e goleou o Brasil por 4 a 0, sagrando-se campeão com uma rodada de antecedência.
2005 - A queda para a Série C
O Caxias após manter campanhas regulares na Séie B do campeonato brasileiro, foi rebaixado no ano que completava 7 décadas.

No dia 14 de fevereiro de 2007, é assinado o protocolo de intenções entre S.E.R. Caxias e Metalcorte.
No dia 13 de agosto, Oswaldo Voges toma posse como presidente da equipe grená, ele criou um projeto para levar o Caxias ao maior nível possível em 15 anos, com muitos investimentos e uma reorganização administrativa profissional.

O Caxias sagrou-se campeão da Copa Paulo Rogério Amoretty, no domingo, 2 de dezembro, ao vencer o Brasil de Pelotas nos pênaltis por 4 a 2, depois de ter sido derrotado por 1 a 0 no tempo normal, no Estádio Bento Freitas, em Pelotas.
No jogo de ida, no Estádio Centenário, a equipe grená venceu os xavantes pelo marcador de 1 a 0. Com o título, o Caxias assegurou uma vaga na Série C do Brasileiro de 2008.
2009 - A goleada histórica na final do estadual gaúcho
O Caxias levou uma goleada histórica em 2009 na final do segundo turno do Campeonato Gaúcho, ao perder para o Internacional por 8 a 1.
No segundo semestre a equipe grená quase voltou a Segunda Divisão do futebol nacional, quando foi eliminado pelo Guaratinguetá, no Estádio Centenário, com um público superior a 25 mil pessoas, no dia 16 de agosto de 2009.
A partida que ficou no empate de 1 a 1, foi o recorde de público no ano pela Terceira Divisão do Campeonato Brasileiro.

Em 2011, o Caxias foi vice-campeão do primeiro turno do Gauchão ao perder a final para o Grêmio nos pênaltis. No tempo normal, empate de 2 a 2 e nas penalidades, derrota grená por 4 a 1, na quarta-feira, 09 de março.

Créditos: Arquivo Grená, História dos clubes nacionais, Lucas Scherer, Luiz Erbes, Rádio Caxias AM, Rádio São Francisco AM e S.E.R. Caxias
--------
1ª Parte - O início
1ª Parte - O início [PODCAST]
2ª Parte - O começo da era S.E.R. Caxias
2ª Parte - O começo da era S.E.R. Caxias [PODCAST]
3ª Parte - O ano do principal título da história do clube - Campeão Gaúcho
3ª Parte - O ano do principal título da história do clube - Campeão Gaúcho [PODCAST] (COM GOLS DA FINAL)
Nenhum comentário:
Postar um comentário