Pages

19 de novembro de 2011

10 anos da TV Câmara de Caxias do Sul de muitas mudanças

Foto: Site da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul / Centro de memória
Edição do jornal Pioneiro de 2001

A TV Câmara de Caxias do Sul completou 10 anos na última segunda-feira, 14 de novembro. A emissora criada em 2001 com o objetivo de aproximar a população com o legislativo caxiense, conseguiu conquistar espaço com a transmissão de sessões e programas diversificados.

O surgimento da emissora pelo canal a cabo 16, ocorreu em uma parceria com a UCS TV, emissora educativa, para as transmissões do legislativo. O custo mensal na época eram de R$ 8 mil, conforme informava o jornal Pioneiro em 2001.

Os dez anos da emissora teve grandes marcos, como a multa aplicada, logo após o surgimento dela, por causa de campanha eleitoral de alguns vereadores no legislativo de 2002, em um período que a propaganda era proibida pela legislação eleitoral. Depois desta multa, todas as sessões em época eleitoral passaram a ser exibidas gravadas, para não gerar futuros pagamentos de multas.

A primeira transmissão em libras da TV Câmara Caxias do Sul, no dia 03 de novembro de 2010, também é um fato marcante, por ter uma tradução simultânea ao vivo nas sessões do legislativo. O trabalho é desenvolvido por duas pessoas da Associação Educacional Hellen Keller.

Foto: Divulgação
Novo cenário do programa 'Comissão em debate'

No início deste ano de 2011, em fevereiro, a TV Câmara estreou novos cenários dos programa 'Comissão em Debate' e do 'Cena Aberta'. E ainda no decorrer do ano, teve a estreia do 'Resumo da Semana', que conta os fatos do dia a dia do legislativo caxiense na apresentação do coordenador do Canal 16, o jornalista Luiz Claudio Farias que teve passagens na RBS TV da cidade.

Foto: Assessoria de Imprensa Câmara Municipal

Outro fato marcante da emissora foi a transmissão ao vivo da escolha das soberanas da Festa da Uva, em parceria com a TV Caxias, canal comunitário da cidade. A cobertura ocorreu no dia 03 de setembro de 2011, nos pavilhões da Festa da Uva. De acordo com a diretora de Comunicação da Casa, Eloá Nespolo, o momento foi especial, por ter sido a primeira transmissão ao vivo da TV Câmara, fora do prédio do Legislativo.

Na abertura da sessão ordinária desta quarta-feira, 16, no plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul, a data dos 10 anos da emissora foi comemorada com a exibição de um vídeo de nove minutos, que relembraram a história da TV Câmara.

O atual presidente da câmara de vereadores, Marcos Daneluz, disse na sessão que a emissora tem marcado época, ao divulgar o trabalho do Legislativo e aproximar a Câmara da comunidade caxiense.

A emissora em 10 anos de atividades possui apenas um link no site da câmara de vereadores caxiense e não informa a grade de programação, o que impossibilita do público em ter mais notícias da TV Câmara de Caxias do Sul.

Com informações da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

0 comentários:

Postar um comentário