Pages

quinta-feira, agosto 07, 2014

Festival de Cinema de Gramado começa nesta sexta-feira

Foto: Edison Vara/PressPhoto

O 42º Festival de Cinema de Gramado começa nesta sexta-feira (8) e se estende até o dia 16, no Palácio dos Festivais. Ao longo da semana, uma programação intensa, com mostras competitivas, debates, mostras especiais, além da circulação de artistas, diretores e produtores brasileiros e estrangeiros agita a cidade. A Secretaria de Estado da Cultura, através do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), apresenta programação própria de debates e capacitações.

"Essa edição do festival será, sem dúvida, uma das que apresenta maior diversidade e interesses estéticos e culturais. O Governo do Estado orgulha-se em participar desse evento”, afirma o secretario da Cultura do RS, Assis Brasil. As ações em Gramado consolidam um trabalho de governo que entende o Festival como uma das principais janelas para o mercado audiovisual gaúcho. A Secretaria de Estado da Cultura soma um investimento de mais de R$ 16 milhões no audiovisual gaúcho entre capacitação, realização de mostras e festivais e produções de curtas, medias e longas metragens.

O Iecine desenvolve em 2014 um projeto de internacionalização da produção do Rio Grande do Sul ao capacitar, gerar novos editais e abrir espaços de intercâmbio e exibição fora do Brasil. Gramado este ano contará com a presença de diretores e curadores dos principais festivais do mundo, assim como as entidades que são referência do cinema latino-americano, entendendo que o Brasil também faz parte deste novo momento.

"Acredito em um festival mais ambicioso, que deseje ser referência na America Latina. Gramado tem história e potencial para isto e com a qualidade dos convidados deste ano iniciamos um caminho que nos levará a ser novamente o principal festival latino-americano, como já foi considerado", aposta Juan Zapata, diretor do Iecine.

O 42º Festival de Cinema de Gramado é uma realização da Lei Federal de Incentivo à Cultura e da Gramadotur e uma promoção da Prefeitura Municipal de Gramado. Conta com Patrocínio Master da Petrobras, patrocínio de Oi e Stella Artois, copatrocínio do BNDES e do Banrisul e apoio especial da DUOCASA e Corsan. Apoio: Oi Futuro, Laghetto Hotéis, Nikon, Brocker, Stemac, CiaRio, O2, Caracol, Canal Brasil, TVCOM, RBS TV, Revista de Cinema e TVE. Planejamento cultural e produção da Um Cultural. Financiamento do Pró-cultura RS, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Confira a programação

MESAS E DEBATES


11 de Agosto
16:00 – Debate: Segredos de Script: cinema e TV
Com Julio Rojas, Di Moretti
Mediação – Rodrigo Fonseca
Julio Rojas é o mais reconhecido roteirista chileno, professor na EICTV de Cuba e Di Moretti é também uma referencia na área, eles compartilham nesta mesa dicas e conselhos usados no seu dia a dia na criação e estruturação de roteiros para diferentes formatos.

12 de Agosto
16:00 – Mesa: Formação de Roteiristas
Com Leo Garcia, Davi Pinheiro e Fabiano de Souza
O conceito da figura de roteirista e sua formação são tema desta mesa de debate que contextualiza o valor de quem cria e escreve uma obra audiovisual.

13 de Agosto
14:00 – Novos Olhares da Crítica sobre a produção Latino Americana de Cinema
Martha Ligia Parra (Colombia), Representante de ACCIRS, Diego Lerer, (Argentina)
Mesa que contextualiza, desde a ótica da critica, o momento contundente e diferenciado do cinema latino-americano nos últimos anos. Análises das cinematografias que protagonizam e legitimam este bom momento no mercado mundial.

16:00 – Palestra Prospecção de Fundos Internacionais
Com Paula Astorga
Palestra que aborda os principais laboratórios e fundos internacionais para projetos latino-americanos, orientando também para adequada apresentação e formatação de informações para os mesmos.

14 de Agosto
16:00 – Novos Modelos de Distribuição na America Latina
Com Gonzalo Lamela, Erick Gonzales, Paula Astorga, Juan Zapata e representante do INCAA
Mediador: Luiz Alberto Cassol
Mesa de debate que expõe as principais alternativas de distribuição atuais na América do Sul ante o novo contexto multiplataforma do mercado, compartilhando as experiências de cada participante, objetivando o ponto de vista econômico e social dos resultados obtidos até hoje em cada iniciativa.

15 de Agosto
14:00 – Festivais Internacionais – Conceitos, Curadorias e Políticas Internas
Lorne Austin Hammonds (Festival de Tribeca), Erik Gonzales (Festival de Toulouse), Gerardo Salcedo Romero (Festival de Guadalajara), Jorgelea Teixeira (Festin - Portugal), Alberto Vicente Ramos (Festival de Havana), Francisco Perez Laguna (Festival de Mar del Plata), Claudia Ferman (Lasa - Estados unidos), Jaime Manrique (Festival de Curtas Bogoshort e Clermont Ferrand) e Marcos Santuario (Festival de Gramado)
Mesa de debate que propõe o intercâmbio de ideias e orientações para o adequado posicionamento de um festival no circuito internacional trazendo as experiências, conceitos e estratégias dos festivais convidados.

16:00 – Encontro: Políticas Públicas de Promoção do Cinema
Com Eduardo Valente (ANCINE), Cláudia Triana (Proimágenes Colombia), representante do INCAA e representante da SAV
Mediador: Juan Zapata
Mesa que debate a importância da renovação das políticas cinematográficas estatais a favor da promoção e exibição, apresentando os cases bem sucedidos de Colômbia e Argentina, complementando com as novas ações do cinema Brasileiro visando o melhor posicionamento internacional de cada cinematografia.

Confira também a Mostra de longas gaúchos – Palácio dos Festivais

Segunda, dia 11
16:00 - Mamaliga Blues, de Cassio Tolpolar

Terça, dia 12
16:00 - O Mercado de Notícias, de Jorge Furtado

Quarta, dia 13
16:00 - O céu sobre mim, de Gian Baldi

Quinta, dia 14
16:00 - Dromedário no Asfalto, de Gilson Vargas

Sexta, dia 15
16:00 - Balões, lembranças e pedaços de nossas vidas, de Frederico Pinto

A programação completa da 42º edição do Festival de Cinema de Gramado você acessa aqui.

Com informações do Governo do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário