Pages

quinta-feira, agosto 07, 2014

Programação da Sala de Cinema na 7ª Semana da Fotografia de Caxias do Sul

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Unidade de Cinema e Vídeo da Secretaria da Cultura, apresenta sua programação para a 7ª Semana da Fotografia de Caxias do Sul, que acontece nos dias 18 e 23 de agosto com diversas atividades nos espaços culturais da cidade.

Para prestigiar as expressões audiovisuais, que não existiriam sem a fotografia, a Unidade de Cinema e Vídeo realiza uma edição especial do projeto Matinê às 3 composta por filmes com temáticas relacionadas a fotografia, alguns deles inéditos. Os títulos programados são Momentos Eternos de Maria Larssons, de Jan Troell, Femme Fatale, de Brian De Palma, A Fronteira da Alvorada, de Philippe Garrel, A Vida Secreta de Walter Mitty, de Ben Stiller e As Praias de Agnès, de Agnès Varda. As sessões ocorrerão de segunda a sexta-feira, sempre às 15h, com entrada franca, na Sala de Cinema Ulysses Geremia.

Já no sábado, dia 24, a cineasta colombiana Isa Molina, radicada em Caxias do Sul, apresentará um workshop de fotografia para cinema com a apreciação e experimentação das principais técnicas de fotografia cinematográfica. O curso teórico/prático terá duração de sete horas, a partir das 9h. As inscrições gratuitas para o workshop já estão abertas e os interessados podem se matricular pelo e-mail saladecinema@caxias.rs.gov.br ou pelo telefone (54) 3901.1316.

Confira a programação completa:

DIA 18 DE AGOSTO – SEGUNDA-FEIRA
MOMENTOS ETERNOS DE MARIA LARSSONS
Direção: Jan Troell
Elenco: Maria Heiskanen, Mikael Persbrandt, Jesper Christensen, Callin Öhrvall e Amanda Ooms.
Gênero: Biografia | Drama
Classificação Indicativa: 12 anos.
Duração: 131 minutos.
Sinopse: Na Suécia do início do século 20, numa era de mudança social e pobreza, a jovem operária Maria Larsson ganha uma câmera fotográfica na loteria. A lente da câmera permite a Maria ver um mundo diferente, sob uma nova perspectiva. É como se ela tivessa ganhado novos olhos. Mas o objeto também se torna uma verdadeira ameaça para ela, uma vez que o alcoólatra, mulherengo e abusivo marido sente-se enciumado. Sobretudo quando ele descobre que um jovem e atraente fotógrafo chamado Pedersen está se aproximando de sua esposa.

DIA 19 DE AGOSTO – TERÇA-FEIRA
FEMME FATALE
Direção: Brian De Palma
Elenco: Antonio Banderas, Revecca Romijn, Peter Coyote, Eriq Ebouaney, Sandrine Bonnaire, Edouard Montoute.
Gênero: Suspense | Drama
Classificação Indicativa: 14 anos.
Duração: 114 minutos.
Sinopse: Laura Ash é uma linda mulher que é também mestre na arte da manipulação. Após ter um papel crucial em um assalto de jóias, ela repentinamente decide deixar para trás sua carreira criminosa. Reinventando a si mesma como a respeitável esposa do embaixador norte-americano na França, Laura quer agora fugir dos holofotes e atrair a menor atenção possível. Porém, um repórter paparazzi, Nicolas Bardo, fica atraído por sua beleza e decide segui-la. Subitamente exposta pelas lentes de Nicolas, Laura passa a ser vulnerável aos ataques de seus inimigos e decide usar seus talentos e o instinto voyeurístico de Nicolas para criar uma nova identidade para si e escapar novamente.

DIA 20 DE AGOSTO – QUARTA-FEIRA
A FRONTEIRA DA ALVORADA
Direção: Philippe Garrel
Elenco: Louis Garrel, Laura Smet, Clementine Poidatz, Olivier Massart e Eric Rulliat.
Gênero: Drama
Classificação Indicativa: 14 anos.
Duração: 106 minutos.
Sinopse: Carole é uma solitária estrela de cinema. Seu marido trabalha em Hollywood e a rejeita. Surge um fotógrafo, François, e os dois se tornam amantes. Eles começam a se encontrar sempre no hotel onde François realiza as suas sessões de fotos e se encontram no apartamento de Carole de vez em quando, porém a relação do casal encontra barreiras que parecem insuperáveis.

DIA 21 DE AGOSTO – QUINTA-FEIRA
A VIDA SECRETA DE WALTER MITTY
Direção: Ben Stiller
Elenco: Ben Stiller, Kristen Wiig, Shirley MacLaine, Adam Scott, Kathryn Hahn.
Gênero: Comédia | Drama | Aventura
Classificação Indicativa: 10 anos.
Duração: 115 minutos.
Sinopse: A clássica história de James Thurber sobre um sonhador que escapa de sua vida anônima ao desaparecer em um mundo de fantasia, repleto de heroísmo, romance e ação. Quando seu trabalho ao lado de sua colega é ameaçado, Walter decide enfrentar o mundo real e embarca em uma jornada global que se transforma em uma aventura mais extraordinária do que poderia ter imaginado.

DIA 22 DE AGOSTO – SEXTA-FEIRA
AS PRAIAS DE AGNÈS
Direção: Agnès Varda
Elenco: Agnès Varda, André Lubrano, Blaise Fournier, Vincent Fournier, Jane Birkin, Andrée Vilar.
Gênero: Biografia | Documentário
Classificação Indicativa: 12 anos.
Duração: 110 minutos.
Sinopse: “Se você abrir uma pessoa, irá achar paisagens. Se me abrir, irá achar praias”. É assim que a cineasta Agnès Varda apresenta sua auto-biografia documental. Através das praias que tanto marcaram sua vida, ela revisita seu passado, da infância aos dias atuais, passando por seu período como fotógrafa, o casamento com Jacques Demy, o feminismo, as viagens, a família e os filmes. Com entrevistas, fotografias, reportagens e trechos de suas obras, Varda nos leva a um afetivo passeio pela história de uma cineasta que, aos oitenta anos, mantém sua curiosidade de jovem em relação ao mundo.

DIA 23 DE AGOSTO - SÁBADO
WORKSHOP DE FOTOGRAFIA CINEMATOGRÁFICA, COM ISA MOLINA
Workshop expositivo e prático com a cineasta colombiana Isa Molina com a apreciação e experimentação das principais técnicas de fotografia cinematográfica, incluindo triangulação básica de luz, luzes quentes e frias, rátios lumínicos, iluminação para cinema digital, filtragem de luz, manejo de fotômetro, luzes reflexivas, incidentes, pontuais e abertas, contraposição de cores para filtragem, entre outros tópicos. O curso terá duração de 7 horas e ocorrerá durante a manhã e tarde, das 9h às 12h e das 14h às 18h. As inscrições já estão abertas e os interessados podem se inscrever pelo e-mail da Sala de Cinema Ulysses Geremia (saladecinema@caxias.rs.gov.br) ou pelo (54) 3901.1316.

Unidade de Cinema e Vídeo na 7ª Semana da Fotografia de Caxias do Sul

Matinê às 3 Especial
De 18 a 22 de agosto, às 15h
Entrada franca

Workshop de fotografia cinematográfica, com Isa Molina
Dia 23 de agosto, das 9h às 18h (com intervalo)
Inscrições gratuitas: saladecinema@caxias.rs.gov.br ou (54) 3901.1316

Local: Sala de Cinema Ulysses Geremia | Centro de Cultura Ordovás
Endereço: Rua Luiz Antunes, 312 | Bairro Panazzolo | Caxias do Sul

Com informações do Departamento de Comunicação - Secretaria da Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário