Pages

quarta-feira, agosto 13, 2014

Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis supera todas as expectativas

Foto: Mauro Stoffel

Dezessete dias de intensa programação cultural mudaram o cenário de Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha. Milhares de dançarinos, músicos e cantores tomaram o Município para mostrar seu folclore e tradição. O 42º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis encerrou no domingo, 10, superando todas as expectativas da comissão organizadora. Aproximadamente 100 mil pessoas tomaram a Rua Coberta e Praça das Flores de 25 de julho a 10 de agosto.

O Festival Internacional de Folclore contou com a presença de 45 grupos folclóricos, sendo oito internacionais, oito nacionais, nove regionais e 20 grupos locais, que se apresentaram na Rua Coberta, localizada na Praça das Flores, um dos atrativos mais encantadores da Serra Gaúcha. Os visitantes do festival tiveram a oportunidade de prestigiar, gratuitamente, as culturas de Taiwan, Martinica, México, Estados Unidos, Argentina, Chile e Peru, e também dos Estados brasileiros de São Paulo, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Pará, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Sul. Foram cerca de 1.500 artistas, quase 200 horas de programação, aproximadamente 6.500 refeições servidas e mais de 13.500 quilômetros em transporte de grupos.

Além das apresentações de danças e canções folclóricas, que brilharam no palco do evento com cores, ritmos, melodias e muita cultura; o 42º Festival Internacional de Folclore contou ainda com Desfiles e Bailes de Integração; com os tradicionais jogos germânicos, tais como corrida de tamancos, pregar o prego, arremesso de chopp, bolão de corda e chopp em metro; Noites Culturais, que levaram a diversidade do festival às mais distantes localidades do Município; as Celebrações da Vida, da Paz e da Diversidade, que emocionaram o público em momentos de reflexão; o espetáculo “Memória e Diversidade: o legado de um povo”; entre outras atrações.

A Feira de Artesanato também foi um atrativo diversificado ao público da 42ª edição. Vinte e seis expositores comercializaram lenços, casacos, doces artesanais, tapetes, artesanato indígena, equatoriano, indiano, africano, entre outros. Além disso, o Festival Internacional de Folclore esteve muito bem servido gastronomicamente. Quatro estandes ofereciam desde o tradicional chopp até o Bratwurst, iguaria alemã feita com salsicha bock; o saboroso Kartoffelkeilchen, bolinho de batata; Apfelstrudel, tipo de torta feita com maçã; além de sopas, doces, crepes, pizzas, pastéis e outras delícias.

As Soberanas do Folclore Alemão, Rainha Márcia Raimann, 1ª Princesa Ana Paula Backes, 2ª Princesa Iasmin Schmitt, o Bardo Wilhelm e Gaudêncio Terra foram anfitriões durante 17 dias de intensa programação e encantaram a todos com sua beleza, simpatia e hospitalidade.

Com informações da Prefeitura de Nova Petrópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário