Pages

quinta-feira, agosto 07, 2014

Prefeito de Caxias do Sul recebe sugestão para tornar a Romaria de Caravaggio como Patrimônio Cultural do Município

Foto: Andréia Copini

O Prefeito Alceu Barbosa Velho recebeu na manhã desta quinta-feira, 07, o reitor do Santuário de Caravaggio, Padre Gilnei Fronza. Na ocasião, Fronza, acompanhado pelo Padre Constante Pasa, pelo presidente da Câmara de Vereadores, Gustavo Toigo e pelo arquiteto, urbanista Dangle Marini, apresentou o projeto para tornar a Romaria de Caravaggio como Patrimônio Cultural de natureza imaterial do Município, como prevê a Lei 7.495 de outubro de 2012.

Na ocasião, o grupo destacou a importância de reconhecer e preservar a história da Romaria, que este ano completou 135 anos. “Esta iniciativa faz parte de um conjunto de ações que estamos tomando com o aval da Diocese de Caxias do Sul e a comunidade para tornar o Santuário de Caravaggio um centro de peregrinação permanente”, salientou o reitor.

O Prefeito reforçou a importância da Romaria de Caravaggio para a região e comprometeu-se a encaminhar o projeto para o Departamento de Memória e Patrimônio Cultural da Secretaria da Cultura e ao Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural para análise. Depois disso, a solicitação deve ser aprovada pela Câmara de Vereadores.

Alceu aproveitou a visita e anunciou a intenção da Prefeitura em asfaltar a Estrada dos Romeiros. Segundo o Prefeito, o Município busca recursos junto à Coorporação Andina de Fomento (CAF) para a terceira etapa do Programa de Asfaltamento do Interior (PAI 3), que contemplaria a via.

Com informações da Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Caxias

Nenhum comentário:

Postar um comentário