Pages

terça-feira, março 24, 2015

Fundo Internacional adquire a Faculdade da Serra Gaúcha

A Advent International, uma das maiores e mais experientes gestoras globais de private equity, anunciou nesta terça-feira, 24, a assinatura de um acordo para a aquisição da Faculdade da Serra Gaúcha (FSG), um dos mais importantes grupos de educação no Rio Grande do Sul. A transação, sujeita à aprovação de órgãos reguladores e outras condições de fechamento, tem sua conclusão prevista para o primeiro semestre de 2015. Os termos do acordo não foram revelados.

Fundada em 2003 por dois professores, a FSG é a segunda maior empresa de educação de Caxias do Sul, a segunda maior cidade no Rio Grande do Sul. A companhia, que oferece cursos de graduação e pós-graduação para mais de 10 mil alunos, é reconhecida por sua excelência acadêmica, tendo a maior parte dos seus cursos conceitos 4 de 5 nas avaliações do Ministério da Educação. Além da sede em Caxias do Sul, a FSG também tem operações nas cidades de Bento Gonçalves, Farroupilha e Ijuí.

“Ficamos felizes em ver um investidor experiente como a Advent apoiando o crescimento da FSG, não apenas na região de Caxias mas também fora do Rio Grande do Sul”, afirma o Professor Orlando Chemello, co-fundador da FSG.

Para o Professor Julio Stelzer, co-fundador da FSG, “a entrada da Advent vai contribuir para a ampliação da oferta de cursos da FSG e para a expansão geográfica do grupo, incluindo a construção de um novo campus no centro de Caxias do Sul”.


“A FSG está situada em uma região estrategicamente importante do Brasil e é reconhecida por cursos de alta qualidade em graduação, pós e extensão”, destaca Juan Pablo Zucchini, sócio da Advent. “A Serra Gaúcha tem o segundo maior produto interno bruto do Rio Grande do Sul e renda per capita acima da média do Estado. Vemos um grande potencial para o crescimento da FSG tanto na sua região quanto em outras partes do Brasil”.

A aquisição da FSG é o segundo investimento da Advent no ensino superior. Entre 2009 e 2013, o fundo co-controlou a Kroton Educacional, a maior empresa privada de educação da América Latina e uma das maiores do mundo. Com o apoio e orientação da Advent, a Kroton multiplicou sua base de alunos em 25 vezes, de 40 mil para mais de 1 milhão de alunos, e realizou sete aquisições, incluindo Iuni, Unopar, Uniasselvi e a fusão com Anhanguera.

“Estamos entusiasmados em trabalhar próximos ao time da FSG para ampliar sua presença geográfica e oferta de cursos”, ressalta Newton Maia, diretor da Advent em São Paulo. “Planejamos atingir esse objetivo por meio de iniciativas de crescimento interno e por um programa de aquisições em que vamos expandir a plataforma da FSG com a adição de instituições de ensino superior com marcas fortes, altos padrões de qualidade e posições de liderança em suas regiões, não apenas na região Sul, mas em todo o Brasil, incluindo instituições do Norte e Nordeste do país.”

A Advent tem investido no País desde a abertura do seu escritório em São Paulo, em 1997. Neste período a empresa, que conta com uma equipe de 17 profissionais, realizou 20 investimentos no Brasil e em outros países da América Latina, além de ter apoiado várias aquisições por parte de suas empresas de portfolio. Nos últimos 15 meses, a Advent investiu em outras duas empresas brasileiras: Allied, líder em marketing e fornecimento de produtos tecnológicos; e Cataratas do Iguaçu, a maior concessionária e operadora de serviços em parques naturais do Brasil. A Advent também contribuiu para a aquisição da United Medical, companhia focada em especialidades farmacêuticas por parte da Biotoscana, empresa de seu portfolio; e atuou na fusão de Dudalina com a empresa listada Restoque, criando a maior rede de varejo de roupas de alto padrão do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário