Pages

segunda-feira, julho 26, 2010

Caxias das lutas: Artes marciais

Caxias do Sul, possui muitos praticantes das artes marciais, que tem uma rica cultura e muita história. O esporte aparentemente violento, possui uma imagem distorcida pela sociedade conservadora. A divulgação é o melhor caminho para mudar esta falta de conhecimento das pessoas, e tentar diminuir o preconceito.

A prática de lutas, não é apenas para o bem estar estético, mas para o bem físico, mental, espiritual e pela própria segurança. O esporte de lutas, artes marciais não deve ser usado para a prática de violência.

ARTES MARCIAIS

Boxe: usa toda a parte de mãos, soco na altura da costela e no rosto. O diferencial do boxe olímpico, para o profissional são os equipamentos de proteção, a categoria profissional não necessita do uso de capacete;

Capoeira: uma mistura de luta, jogo, música, dança e instrumentos musicais de diferentes culturas e nações. Uma manifestação cultural genuinamente brasileira, por sua polivalência e inúmeras faces. Criada por africanos, porém em solo brasileiro, pois a capoeira surgiu com a revolta do negro trazido da África e aqui escravizado.

Full contact: umas das modalidades do kickboxing, que só valem chutem acima da cintura e soco;

Hapkido: uma arte marcial de defesa pessoal, ela nasceu do aiki-ju-jitsu, foi a mesma arte marcial que derivou o judô, o jiu jitsu, ela é mais voltada para chaves articulares, torções, mobilizações, ela envolve um pouco de cada arte marcial, taekwondo, boxe, caratê, chute, soco;

Haedong Kumdo: é espada, samurai, uma arte marcial que envolve o caminho da espada;

Jeet Kune Do: criado pelo americano de origem chinesa Lee Jun Fan, em 1965. Lee criou a arte, por considerar as demais artes marciais chinesas rígidas, cristalizadas, decorativas e ornamentais. O jeet kune do é a arte de simplificar, e de uma desconstrução diária. Prega a fluidez e a adaptabilidade, a velocidade, o timing e o equilíbrio. Seus golpes são simples, pois segundo o seu criador, os golpes mais simples são os mais eficazes.

Judô: fundado por Jigoro Kano que reuniu o principio de diversas escolas de jujutsu de sua época. É uma arte baseada em torções, imobilizações e estrangulamentos. Prega a suavidade, a máxima eficiência com mínimo esforço e o bem estar;

Karate: foi criado pelo coreano Oyama. A luta possui uma diversidade de estilos, a filosofia se resume em:
1. Ser rigoroso consigo mesmo;
2. Ser compreensivo com seus semelhantes;
3. Venerar seus pais;
4. Ser fiel à pátria;

Kung fu: é a arte marcial com mais estilos diferentes no mundo todo, sendo uma arte milenar criada na China. Muitos estilos originalmente referenciam suas técnicas em certos animais.

Taekwondo: arte marcial de chutes, especializado em pé, membros inferiores
Vale tudo (M.M.A.): mistura de artes marciais, que vale a luta de pé e de chão, como o jiu jitsu e submission.

Caxias das lutas ---> Introdução

Caxias das lutas: O surgimentos das artes marciais --> Parte 1

Caxias das lutas: Golpe baixo --> Parte 2

Caxias das lutas: Crescimento pessoal --> Parte 3

Caxias das lutas: Vale Tudo --> Parte 4

Nenhum comentário:

Postar um comentário