Pages

domingo, julho 25, 2010

Caxias das lutas: Vale Tudo

O antigo vale tudo tinha poucas regras, os lutadores não usavam luvas, apenas o bocal, sem proteção nenhuma. A modalidade com o tempo, começou a se aperfeiçoar e passou a se chamar M.M.A. (Mixed Martial Arts / Artes Marciais Mistas), com bastantes regras.

O caxiense Rodrigo Teixeira Branco, 26 anos, atualmente mora na Alemanha, é um respeitado mestre de capoeira no exterior, e também um lutador de vale tudo, sendo um dos poucos praticantes de artes marciais, fora do país. “Isso me faz tornar mais conhecido e mais popular. Mas o Brasil está sendo bem representado, no exterior, com os poucos que tem.” conta.

Segundo o lutador, que mora há 10 anos no exterior, o vale tudo é uma luta um pouco brutal, sem muito incentivo. “Mesmo assim, eu posso mostrar a capacidade de um lutador, não só de capoeira, como um lutador de vida, que está lutando para vencer no exterior.“ salienta.

De acordo com o capoeirista, o esporte em geral é valorizado, e recebe muitos incentivos. “Mas você tem que ser vencedor e correr atrás do que você quer e isso, que eu to fazendo.” diz Teixeira, que luta capoeira desde os 10 anos de idade.

Conforme o lutador, ele já faturou 12 títulos internacionais. “3 de capoeira e 9 de vale tudo.” Segundo Teixeira, no momento não há competidor de capoeira para ele, na Alemanha. Rodrigo Teixeira Branco conclui ao relembrar que no Brasil. "Já percorri muito o país competindo, perdendo e ganhando títulos."

Confira na quinta e última parte do especial Caxias das lutas: Artes marciais, as principais modalidades do esporte.

Caxias das lutas ---> Introdução

Caxias das lutas: O surgimentos das artes marciais --> Parte 1

Caxias das lutas: Golpe baixo --> Parte 2

Caxias das lutas: Crescimento pessoal --> Parte 3

Caxias das lutas: Artes marciais --> Parte 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário