O kickboxing, primeiro esporte das artes marciais em Caxias, sofre com a pouca exposição na cidade, ao contrário do futebol e do vôleibol. De acordo, com o professor de boxe, muay tai e kickboxing, Cláudio Dalla Rosa, 18 anos, o esporte que pratica também sofre com a falta de patrocínio. “Tem pouco patrocinador na verdade, porque não é um esporte muito visto pela mídia.” conta.
Conforme o professor, a maior dificuldade para manter o esporte ativo, é a falta de patrocínio. “Como é um esporte individual, é difícil o atleta conseguir um patrocínio, e tem que viajar, pagar inscrição e um monte de coisa, nesse meio de caminho.“ informa.
De acordo com Dalla Rosa, o preconceito com o gênero está diminuindo, devido à busca de informações sobre a modalidade. “As pessoas depois que conhecem o esporte, alguns acabam até vindo treinar. Eles veem que é uma coisa totalmente diferente do que pensavam e acabam gostando.” afirma.
Segundo o campeão estadual, a população associa muito com a violência. “Não enxergam que tem um lado pro esporte, quem tem de treinar e ter um condicionamento.” relata. Para o professor, o problema é que algumas informações são passadas muito erradas sobre a modalidade. “Muita gente acha que é uma briga, chegar lá e dando soco e não é assim” diz.
A procura pelo esporte de lutas, cresce ultimamente no município, principalmente devido os problemas de segurança. “Ele é procurado porque é um meio de defesa e em seguida de condicionamento físico, porque trabalha tudo, braços, pernas e mente.” conta.
O esporte pode ser usado contra a violência e existem projetos, com o apoio da prefeitura, para tirarem as crianças carentes das ruas e elas serem levadas as academias para treinarem, informa Dalla Rosa. “É só o professor dar conselhos, que as lutas não devem ser usadas para uma briga. Nunca deu problema” explica ele, sobre a participação de crianças em projetos.
Os lutadores Adilson Facchin, Cláudio Dalla Rosa (campeão brasileiro e bicampeão panamericano), Felipe Gheno, Maicon Tedesco, Volmir Neves e Wellington Uega (tricampeão brasileiro e campeão panamericano), representaram Caxias do Sul, no 20º Campeonato Brasileiro de Kickboxing, que ocorreu no mês de junho, em São Paulo.
Na terceira parte do especial Caxias das lutas: Crescimento pessoal, entrevista com o acadêmico Lucas Bergamaschi.
Caxias das lutas ---> Introdução
Caxias das lutas: O surgimentos das artes marciais --> Parte 1
Caxias das lutas: Crescimento pessoal --> Parte 3
Caxias das lutas: Vale Tudo --> Parte 4
Caxias das lutas: Artes marciais --> Parte 5
Nenhum comentário:
Postar um comentário