Pages

sábado, julho 24, 2010

Caxias das lutas: Crescimento pessoal

O acadêmico de psicologia da UCS, Lucas Bergamaschi, 22 anos, começou a praticar artes marciais para melhorar a sua capacidade de concentração. “Logo ví ser um ótimo caminho para realizar um grande conhecimento pessoal,” conta. Bergamaschi já praticou karate, kung fu, judô e jeet kune do.

De acordo com ele, as artes marciais karate e judô são fáceis de localizar em Caxias, diferente do kung fu que é mais difícil de encontrar na cidade. “O jeet kune do é inexistente em Caxias do Sul, tive de aprender com um instrutor de outra cidade que conheci.” diz.

Segundo o estudante, as artes marciais são como uma forma de crescimento pessoal. A luta jeet kune do é a que mais lhe chama a atenção, por possuir uma filosofia diferenciada e pessoalmente semelhante a ele. “Já fui confrontado por outros lutadores de artes marciais, mas nenhuma se comparou ao jeet kune do em eficácia e adaptabilidade.” explica.

Conforme Bergamaschi, na cidade existe apenas três lutadores de jeet kune do, contando com ele. “As outras artes, por serem mais difundidas possuem um maior numero de adeptos.” informa.

O acadêmico conta que está um pouco afastado do núcleo marcial caxiense. Ele que já participou de alguns campeonatos quando lutava judô e ganhou medalhas pelo estado, sempre foi relutante quanto à disputa de torneios. “Sempre pratiquei artes marciais para um crescimento próprio, por isso não via sentido em lutar em campeonatos na época”.

Para Bergamaschi, as artes marciais podem fazer tanto bem, como mal, dependendo o foco que a pessoa procura. “No meu caso é um caminho que uso para me tornar uma pessoa melhor.” salienta.

De acordo com ele, muitas pessoas procuram as artes marciais para aprender a bater nos outros ou machucar o próximo. “Felizmente o kung fu, karate e judô são artes que propiciam um crescimento pessoal e se o praticante não estiver disposto a isso, não irá perseverar nas artes.” relata. As suas principais referências, são os próprios fundadores das artes marciais.

Na quarta parte do especial Caxias das lutas: Vale Tudo, entrevista com o lutador caxiense Rodrigo Teixeira Branco que mora no exterior.

Caxias das lutas ---> Introdução

Caxias das lutas: O surgimentos das artes marciais --> Parte 1

Caxias das lutas: Golpe baixo --> Parte 2

Caxias das lutas: Vale Tudo --> Parte 4

Caxias das lutas: Artes marciais --> Parte 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário