SOS ex-jogadores
O Sindicato dos Atletas Profissionais é a entidade que representa e defende os atletas. A função do sindicato é orientar o atleta de suas obrigações, ajudando em contratos e ações judiciais.De acordo com o diretor do Sindicato no Rio Grande do Sul, Anderson Duarte, os jogadores sempre procuram a entidade. “Antigamente procuravam mais, porque 1/3 da dívida da quebra de contrato era em cestas básicas.”, explica Duarte.
De acordo com Duarte, o Sindicato sempre está brigando com os atletas e orientando os jogadores para concluírem os estudos e se qualificarem, para não passaram dificuldades após o término da carreira, informa Duarte. “Isso depende mais dos atletas, do que do sindicato,” constata.
Anderson Duarte informa que a AGAP (Associação de Garantia ao Atleta Profissional), auxilia mais os ex-jogadores, que o próprio sindicato. “O sindicato ajuda mais os jogadores que estão em atividade, diferente da AGAP, que auxilia os ex-atletas.”
A Associação de Garantia ao Atleta Profissional foi criada para dar assistência social e educacional aos atletas profissionais, ex-atletas e aos em formação. Segundo a auxiliar administrativa da AGAP-RS, Jéssica Rallon, os ex-atletas sempre procuram a associação. “Sempre que os ex-jogadores e atletas estiverem precisando, vamos ajudar. Hoje são mais de 50 bolsistas”, conclui a representante da AGAP no estado.
Na quinta e última parte da série Pendurando as chuteiras: O lado psicológico do atleta
Os jogadores estão preparados pscicologicamente para encerrarem suas carreiras?
- Entrevista com a psicóloga Lourdes Scola, presidente da Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos.
Confira:
1ª Parte - Caixinha de surpresas
2ª Parte - Futebol sem arte
3ª Parte - A despedida dos gramados
4ª Parte - O retorno fora das quatro linhas
6ª Parte - O lado psicológico do atleta
Nenhum comentário:
Postar um comentário