Pages

terça-feira, junho 08, 2010

O Senhor no Ar: A voz da nossa gente

A rádio São Francisco criada no dia 17 de dezembro de 1965, e em caráter oficial no dia 25 de março de 1967, nasceu dentro de uma temática franciscana, com o dever de anunciar e de dar expectativas de respostas cristãs.

Segundo o frei Renato Zanolla, a rádio quer ser a intérprete da mensagem de São Francisco de Assis. “Isto é, de companheirismo, de amizade, de aproximação do povo, de interação, de diálogo e através disso de comunicar o amor, a alegria e a fé de viver.”

O sacerdote Renato Zanolla é apresentador da São Francisco e RedeSul de Rádio, há 10 anos. Ele trabalha na mídia desde o dia 10 de janeiro de 1965, quando começou na rádio Fátima de Vacaria. Frei Renato teve passagens pela rádio e tv Difusora de Porto Alegre (atual Bandeirantes), rádio Tangará da Serra e Pioneira do Mato Grosso, Medianeira de Santa Maria e Veranense de Veranópolis.

De acordo com o frei Renato, a emissora tem a sua maneira mais própria na divulgação da evangelização e da programação. “Nosso jeito de fazer rádio, nosso jeito franciscano.” confirma.

Segundo o frei, a São Francisco pode ser mais simples, mas destaca que através da amizade e do diálogo é conversar com as pessoas na sua realidade, onde ele está. “É comunicar a alegre notícia da paz e do bem. Sem precisar de sermão, utopia e tirar mensagens de cima.” diz o sacerdote sobre o estilo da emissora.

Para frei Renato Zanolla, deveria ser mudado o conteúdo, o modo e a maneira de chegar ao público, com uma linguagem mais moderna e mais atualizada na relação comunicação e religião na cidade. “Ser mais prática, mais expedita, mais objetiva, urgente, rápida e adaptar esta linguagem aos conteúdos religiosos.”

A Rádio São Francisco SAT é a geradora da RedeSul de Rádio, que transmite uma programação jornalística e religiosa para mais de 3 milhões de habitantes em toda a região nordeste e norte, do Rio Grande do Sul.

A RedeSul de Rádio, compõe mais seis emissoras AM dos freis Capuchinhos: Alvorada de Marau, Cacique de Lagoa Vermelha, Cristal de Soledade, Fátima de Vacaria, Garibaldi de Garibaldi e Veranense de Veranópolis.

--------

Na quinta parte do especial; O Senhor no Ar: A fé em primeiro lugar, a visão do locutor da Rede Maisnova FM, Júlio César sobre a mídia religiosa.

--------

Confira:

O Senhor no Ar
Parte 1: Apresentação
Parte 2: O pioneiro de Caxias do Sul (entrevista com o frei Aldo Colombo)
Parte 3: Informar para bem formar (entrevista com o jornalista Tales Armiliato)
Parte 5: A fé em primeiro lugar (entrevista com o locutor Júlio César)
Parte 6: A pregação no ar (entrevista com o pastor Jorge Rodrigues)
Parte 7: Uma nova mentalidade em comunicação (entrevista com a jornalista Aline Bof)
Parte 8: A evangelização se faz na igreja (entrevista com o locutor Fernando Machado)
Parte 9: Pagando para crer (entrevista com Chirlei Leite)

Nenhum comentário:

Postar um comentário