Pages

segunda-feira, julho 05, 2010

O Senhor no Ar: A evangelização se faz na igreja

De acordo o radialista Fernando Machado: “A evangelização se faz na igreja. Um momento de reflexão e um pouco de religiosidade até é suportável”. Para Machado “o meio de comunicação foi feito para passar informação e não doutrinas religiosas.” Segundo o radialista, a igreja desconhece a linguagem de comunicação. “Tratam seus ouvintes/fieis como objetos e não como o sujeito que opina que se renova e constrói o pensamento.” dispara.

Fernando Machado, 40 anos, natural de Porto Alegre, católico (não praticante) é coordenador da Pop Rock de Gramado. Trabalhou na SP3 FM de Bento Gonçalves (atual Viva News FM), Ipanema, Bandeirantes FM (ambas de Porto Alegre) e Transamérica de Florianópolis. E em Caxias do Sul na Atlântida (105.7), 93FM (93.5) e Studio 93 (93.5), quando começou a sua história na serra gaúcha em 1996.

Conforme Machado, a Pop Rock (93.5) deixou Caxias em 2020 indiretamente por causa da Igreja. “Foi uma questão comercial de um rádio difusor que tinha duas emissoras FM. Entregou uma a igreja (102.7) e retomou a outra, no caso a 93 Pop Rock.“ Machado estranhou o abandono sem muita explicação da Universal, um ano depois do contrato, no canal 102,7 e aumentou a polêmica sobre o assunto. “A emissora (STC) teve que colocar uma programação musical no ar, quando foi vendida para o grupo RBS, o que particularmente me traz dúvidas se realmente foi vendida.”

Segundo Fernando Machado, a igreja atrapalha os meios de comunicação, pois usa apenas um foco, a evangelização. “Ignoram e não conhecem o mercado publicitário, desconhecem as ferramentas de marketing, pois o meio não deixa de ser um produto.” De acordo com Machado, elas inflacionam o “mercado” de rádios disponíveis para arrendar com suas propostas elevadas, o que torna o preocupante o futuro do rádio, ao elevar.

Para o coordenador da Pop Rock Serra (Gramado), “quando uma emissora é ‘tombada’ por uma programação religiosa, o público facilmente ‘migra’ para outra emissora.” Conforme Fernando Machado, os ouvintes reclamam quando uma emissora é arrendada para a Igreja.

--------

Na última parte do especial; O Senhor no Ar: Pagando para crer, a evangélica Chirlei Leite, funcionária do Grupo RBS, explica a necessidade do dinheiro na mídia religiosa.

---------

O Senhor no Ar
Parte 1: Apresentação
Parte 2: O pioneiro de Caxias do Sul (entrevista com o frei Aldo Colombo)
Parte 3: Informar para bem formar (entrevista com o jornalista Tales Armiliato)
Parte 4: A voz da nossa gente (entrevista com o frei Renato Zanolla)
Parte 5: A fé em primeiro lugar (entrevista com o locutor Júlio César)
Parte 6: A pregação no ar (entrevista com o pastor Jorge Rodrigues)
Parte 7: Uma nova mentalidade em comunicação (entrevista com a jornalista Aline Bof)
Parte 9: Pagando para crer (entrevista com Chirlei Leite)

Nenhum comentário:

Postar um comentário