Pages

sexta-feira, maio 28, 2010

O Senhor no Ar: O pioneiro de Caxias do Sul

O jornal Correio Riograndense, foi fundado no dia 13 de fevereiro de 1909 é da Ordem dos freis Capuchinhos. Inicialmente chamado de Libertá, o Correio passou a ser denominado de Il Colono Italiano e logo após de Estafeta Riograndense. A última substituição de nome para o atual Correio Riograndense ocorreu devida “a uma lei que exigia o aportuguesamento de nomes”, informa o sacerdote Aldo Colombo.

Frei Aldo Colombo, é editor e colunista do periódico Correio Riograndense e trabalha na rádio São Francisco Sat e Veranense AM, de Veranópolis. Frei Aldo iniciou no ramo da comunicação, no ano de 1965, na rádio Difusora de Porto Alegre (atual Bandeirantes).

Conforme frei Aldo, o jornal passou por mudanças gráficas e no conteúdo, sem perder a sua credibilidade e qualidade. "É preciso mudar muito pra ser sempre o mesmo", justifica o frei com uma frase de Dom Hélder Câmara.

Segundo o sacerdote, o Correio Riograndense nasceu e vive nas dificuldades. “Hoje em dia, a grande dificuldade é a falta de leitura das pessoas, porque é muito mais fácil ficar esparramado no sofá vendo televisão.” critica. Para frei Aldo, a televisão apenas diverte as pessoas e, às vezes, informa.

De acordo com frei Aldo, a proposta do Correio Riograndense é levar fé na vida prática das pessoas. “Se a população resolvesse assumir o grande mandamento de Deus ‘Amai-vos uns aos outros’, acabava a polícia, o escândalo... e o homem viveria no paraíso”, finaliza o sacerdote.

--------

Na terceira parte do especial; O Senhor no Ar: Informar para bem formar, a experiência do jornalista Tales Armiliato, no Vaticano.

--------

Confira:

O Senhor no Ar
Parte 1: Apresentação
Parte 3: Informar para bem formar (entrevista com o jornalista Tales Armiliato)
Parte 4: A voz da nossa gente (entrevista com o frei Renato Zanolla)
Parte 5: A fé em primeiro lugar (entrevista com o locutor Júlio César)
Parte 6: A pregação no ar (entrevista com o pastor Jorge Rodrigues)
Parte 7: Uma nova mentalidade em comunicação (entrevista com a jornalista Aline Bof)
Parte 8: A evangelização se faz na igreja (entrevista com o locutor Fernando Machado)
Parte 9: Pagando para crer (entrevista com Chirlei Leite)

Nenhum comentário:

Postar um comentário